Quando as bases são iguais, a diferença é só se os expoentes serão somados ou subtraídos. Quando as bases são diferentes, não há o que possa ser feito. É necessário resolvê-las para posteriormente fazer a soma ou subtração ou tentar utilizar algum artifício para mudar a base - mas daí depende de cada caso.
Para somar potências de bases iguais e expoentes diferentes, deve-se colocar a maior potência possível em evidência.
Para multiplicar números de bases diferentes e expoentes diferentes temos que desenvolver a potência. Na potenciação temos duas condições: Se as bases são iguais e os expoentes são diferentes, então basta repetir a base e somar os expoentes.
No caso em que as bases são diferentes, mas os expoentes são iguais, faz-se da seguinte forma:
Deve estar entre parênteses para indicar que todo o poder está sendo elevado a outro poder. Este imóvel está combinado com os dois imóveis anteriores. Quando temos uma multiplicação ou divisão de poderes, elevada a outro poder, o expoente de fora multiplica cada um dos expoentes de dentro dos parênteses.
Para simplificar a multiplicação de potências de mesma base, conserva-se a base e somam-se os expoentes.
Desse modo, para escrever as multiplicações em forma de potência, basta contar quantas vezes cada número se repete, valor o qual será o expoente do número. Então, escrever cada número com seu respectivo expoente.
A potenciação ou exponenciação é a operação matemática que representa a multiplicação de fatores iguais....Propriedades da Potenciação