A biópsia possibilita a obtenção de pequenos fragmentos dos bronquios e do pulmão, com o auxílio de uma pinça de biópsia. O Lavado bronco-alveolar (LBA) consiste na instilação seguida de aspiração de soro fisiológico no pulmão doente para recuperação do agente causador da afecção.
Dependendo da doença, a broncoscopia permite a realização de biópsias do pulmão (biópsia transbrônquica ou endobrônquica) e coleta de secreção (lavado broncoalveolar ou brônquico) que são enviados para análise laboratorial. O exame é sempre realizado por um médico especialista auxiliado por uma equipe de enfermagem.
A broncoscopia é um exame de diagnóstico que nos permite avaliar a traqueia, os brônquios e parte dos pulmões. A broncoscopia é feita através da introdução na boca ou no nariz de um tubo, designado broncoscópio que possui na sua extremidade uma câmara de vídeo e uma fonte de luz fria.
Nos casos de suspeita de câncer, o médico faz uma broncoscopia com biópsia, na qual é retirado um pequeno pedaço do revestimento do pulmão para ser analisado em laboratório e confirmar a presença de células cancerígenas e, por isso, o resultado pode demorar alguns dias.
Pode sim. Inclusive um dos sintomas de refluxo gastro-esofágico é justamente a tosse seca e que pode ser que durante a endoscopia possa ser visto algum indício de doença do refluxo como esofagite erosiva ou gastrite erosiva.
Nesse procedimento, o médico coleta material da expectoração do paciente e o envia para análise. Esse exame tem mais probabilidade de diagnosticar cânceres que se originaram nas vias aéreas principais do pulmão, como a maioria dos cânceres de pulmão de células escamosas.
De uma forma geral, o procedimento pode ser realizado com anestesia local, sedação ou mesmo anestesia geral e dura entre 30 minutos e 2 horas, a depender da complexidade de cada situação.
O preço da ressonância magnética, feito de forma particular, pode variar entre R$ 800 e R$1.