De modo geral, as intervenções cirúrgicas são realizadas em quatro fases ou tempos básicos e fundamentais: diérese, hemostasia, exérese e síntese. - Diérese: É o rompimento da continuidade dos tecidos, ou planos anatômicos, para atingir uma região ou órgão.
DIÉRESE: É o conjunto de manobras realizadas para a abordagem do objetivo cirúrgico. Dividida em Incisão e Divulsão. HEMOSTASIA: Consiste nas manobras para interrupção do sangramento. EXÉRESE: É a retirada do objetivo cirúrgico.
Remoção cirúrgica de um corpo estranho ou de uma parte do organismo (tumor ou tecido patológico).
A excisão é um procedimento realizado para remover uma lesão de pele, que pode ser benigna ou maligna. Feita com anestesia local, quando se trata lesões pequenas, normalmente é uma técnica ambulatorial. O dermatologista, ao medir a área a ser removida, inclui uma margem de segurança.
O que significa Excisao e enxerto de pele (hemangioma, nevus ou tumor) Consiste na remoção cirúrgica (ou seja, através de corte) de uma lesão de pele. A lesão de pele removida é enviada para análise (conhecida popularmente como "biópsia").
Instrumentos de corte ou dérese – Cabo de bisturi, lâmina e bisturi. – Bisturi elétrico, para corte e coagulação.
Pinças hemostáticas traumáticas
Existem diferentes tipos de pinça que possuem indicações diversas conforme a área operada e a necessidade, no caso da hemostasia, são usadas pinças hemostáticas.
Quais são os instrumentos cirúrgicos básicos para uma sala de operação?
1. Instrumentos e aparelhos cirúrgicos. 2. Aço inoxidável.
Conforme explica o médico cearense Fernando Monte, a ética pode ser analisada sob três aspectos na prática médica: a relação entre médico e paciente; a relação dos médicos entre si; a relação entre médico e sociedade.