Onlay en Cerómero – una revisión aplicada a la clínica Uma das importantes exigências da Odontologia atual é prover a estética por meio de restaurações livres de metal, que possam de- volver o aspecto natural dos dentes, além de propiciar resistência, retenção, biocompatibilidade e durabilidade.
Técnica visa a restauração dos dentes que passam por tratamentos endodônticos. Após a realização de um tratamento endodôntico, é necessário fazer uma restauração no dente afetado. ... Núcleo metálico fundido é um procedimento realizado no consultório odontológico visando a restauração da coroa do dente.
Quando é indicado colocar o pino ?
Shori16 realizou um estudo mostrando que o tratamento prévio do pino de fibra de vidro com peróxido de hidrogênio a 10% aumenta sobremaneira a eficiência da silanização, tornando a adesão entre o pino e o cimento resinoso significativamente aumenta- da.
O pino de fibra de vidro (PFV) é usado como retenção adicional intra-radicular para restauração de dente que apresenta pouco remanescente. É um meio alternativo em relação ao núcleo metálico fundido, permite preparo mais conservador, levando ao menor desgaste da estrutura dentária, reduzindo risco de fratura radicular.
A principal função tanto os pinos intra-radiculares como dos núcleos metálicos fundidos refere-se à retenção do material restaurador coronário. Ressalta-se ainda, que os pinos são a opção de escolha quando há ainda algum remanescente coronário, servindo então como retentos para o núcleo de preenchimento (ex: resina).
A indicação de um pino intra-radicular deve ser realizada mediante a avaliação de algumas situações como: a localização do dente na arcada dentária, pois incisivos, caninos e pré-molares recebem cargas laterais ou de cisalhamento, e molares recebem cargas verticais.
Conclusão: o reembasamento com resina para individualizar o pino de fibra de vidro é uma técnica indicada para melhorar a performance da restauração, pois uma espessura de cimento mais fina diminui as tensões geradas durante a contração de polimerização e, consequentemente, melhora a resistência adesiva.
Os retentores intra-radiculares pré-fabricados podem ser classificados em metálicos (de aço inoxi- dável, titânio comercialmente puro, liga de titânio- alumínio-vanádio) e não metálicos (fibra de carbono, cerâmico e fibra de vidro).
Pinos odontológicos são pré-fabricados, em tamanhos e desenho pré-elaborados, e instalados às raízes dentárias após a seleção do pino mais compatível com a anatomia radicular. Já núcleos protéticos são construídos pelo laboratório de prótese dentária, após moldagem do dente e canais dentários.
O preço médio de um tratamento utilizando materiais nacionais, custa entre R$ 800,00 a R$ 3.