Uma solução básica e econômica é fazer a estaca de reação ou dar injeção de nata de cimento por baixo do alicerce, no solo; . Quando o problema é o alicerce, outra solução pode ser um reforço com vigas de concreto em forma de zigue-zague, na transversal.
Para reforçar a laje, você pode precisar dobrar colunas de sustentação, instalar vigas de metal, e dar um novo acabamento em alguns pontos onde essas estruturas de reforço foram instaladas. Inclua tudo isso no seu orçamento, e lembre-se que as colunas podem ter que subir até o telhado para o suporte apropriado.
Para isso, elencamos 5 sinais que indicam que o seu imóvel está com problemas:
As colunas devem ser colocadas em todos os cantos da construção e em qualquer interseção das paredes com sustentação de carga. A parede é cortada cuidadosamente até o nível da viga superior. O concreto no nível do teto é cortado e removido para expor os reforços. A abertura da parede deve ter uma alvenaria reforçada.
Uma dica que serve para a maior parte dos estilos de decoração é revestir a coluna com espelho. Se quiser que ela se camufle ainda mais no ambiente, use-a para encostar um armário ou cristaleira. Revestimentos como tijolo aparente e pedras tipo lajotas também ficam perfeitas. Só depende do seu estilo de decoração.
Na demolição de estruturas de concreto o corte com fio diamantado é um processo de valor mais elevado, mas com a vantagem de praticamente não ter limite de espessura da peça a ser cortada, além de cortar toda a ferragem da estrutura, já o corte com disco diamantado é utilizado até o limite do disco de corte, o que gira ...
A norma brasileira recomenda que a cura do concreto seja feita pelo menos por sete dias, estendendo-se a até 14 dias, se for o caso. A temperatura para isso deve estar acima de 10ºC.
A durabilidade está relacionada às propriedades do material e à sua exposição ao longo do tempo, em um dado ambiente. Ela é fundamental para a vida útil de uma edificação. Segundo a norma de desempenho ABNT NBR 15575, a Vida Útil do Projeto (VUP) mínima para estruturas de concreto deve ser igual ou superior a 50 anos.
O mais comum é utilizarmos 7, 14 ou 21 dias dependendo do vão, do porte ou de como se deu o processo construtivo. Isso, partindo de uma desenforma parcial a uma desenforma total.
100 anos
Bata com um martelo ou vergalhão na fôrma lateral para melhorar a distribuição do concreto. Faça isso até que a superfície fique brilhante ou quando não se observar mais bolhas de ar. Aguarde 7 dias para desforma das faces laterais das vigas e 28 dias para a retirada do fundo das vigas.
três dias
21 dias
28 dias
A grande maioria das construtoras divide a concretagem da estrutura de concreto armado em duas etapas: Na primeira etapa são concretados somente os pilares (até a cota do fundo de viga). E após alguns dias de trabalho, concretam-se as vigas e lajes.
A junta fria é formada pela interrupção do lançamento do concreto, além do tempo de início de pega. Requer precauções especiais para garantir, ao reiniciar-se o lançamento, a suficiente ligação do concreto pré-endurecido com o da nova concretagem.
Para realizar um reparo eficiente, a fissura deve ter, no mínimo, uma largura de 0,5 cm e profundidade de 1 cm. Somente assim será possível realizar a limpeza na cavidade. É preciso remover todas as partes soltas e poeira. Na hora de retirar as sujeiras da trinca, utilize um estilete ou uma espátula em formato V.
Manta impermeabilizante para laje: Proteja a cobertura de sua casa