Ondulação nas unhas pode ter várias causas. Desde alterações comuns do envelhecimento (mais frequentes após a menopausa), até falta de vitaminas e minerais ou mesmo certas doenças, como liquen plano ungueal ou psoríase ungueal ou mesmo micoses das unhas (onicomicoses).
O único tratamento possível é lixar e aplicar base e esmalte. As unhas tendem a ficar com um bom aspecto após terem sido tratadas dessa forma. Quando esse sulco é único e atinge apenas uma unha, a maior chance é que isso seja causada pelo hábito de cutucar a cutícula daquela determinada unha.
O tratamento consiste em encontrar a causa, remover o calo e retirar a pele em excesso, se necessário, fazer a correção da curvatura acentuada da lâmina ungueal com órtese (LINK), o que fará que o problema seja eliminado.
Pessoas que tomam bebidas alcoólicas têm mais risco de ter psoríase. Pode ser difícil de acreditar, mas pesquisas mostram que isso pode ser verdade. Beber não só pode agravar os sintomas da psoríase, como pode aumentar significativamente o risco de desenvolver a doença.
Seu bebê pode ou não ter psoríase. Se você tem psoríase, há uma chance de 1 em 4 de que seu filho herde a doença. Se você e seu parceiro têm psoríase, a chance é de cerca de 65%. Vale lembrar que só porque o seu bebê herda genes ligados à psoríase, isso não significa que ele irá realmente desenvolver a doença.
Tratamentos mais leves como banho de sol frequente, hidratação indicados para gestação, uso de roupas confortáveis e de algodão e de atividades para manter o stress bem longe é uma ótima forma de prevenir e combater a psoríase na gravidez.
Queijo, requeijão, doce de leite, iogurte, creme de leite, leite condensado, não podem ser consumidos em excesso, para não haver manifestação da doença. 4 – Ovos – assim como os laticínios, ovos estão na lista dos alimentos que pioram a psoríase.
Como conviver com a psoríase