EQST

O Que Coisa Certa Incerta?

O que coisa certa incerta? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
  • O que é coisa certa é incerta?
  • Quem cabe a concentração escolha na obrigação de dar coisa incerta?
  • Como é a responsabilidade do devedor na obrigação de dar dinheiro nas obrigações de dar coisa certa ao credor nas relações jurídicas?
  • Por que na obrigação de dar coisa certa o credor não pode ser obrigado a receber outra ainda que mais valiosa?
  • O que ocorre quando uma pessoa é devedora de uma obrigação de dar coisa certa é a coisa se perde antes da entrega ao credor?
  • Quando a obrigação e indivisível os devedores são solidários de sorte que a remissão de um aproveita a todos extinguindo a dívida?
  • O que acontece se um dos devedores solidários obtiver a remissão da dívida?
  • É solidária à obrigação quando houver mais de um devedor em obrigação indivisível que se baseie em uma mesma causa ou fundamento jurídico sendo únicos a natureza e o objeto da prestação bem como a condição e o prazo para todos os devedores assim o cumprimento da prestação deve ser feito de forma integral?
  • É possível cláusula de indivisibilidade?
  • Como se explica a exclusividade do direito de propriedade no condomínio?
  • Como se dá a dissolução de condomínio voluntário?
  • Qual a diferença entre o condomínio ordinário forçado transitório é permanente?
  • Qual a diferença entre o condomínio pro diviso e pro indiviso?
  • Quanto à origem o condomínio pode ser?
  • Qual a diferença entre o condomínio universal e particular?
  • Qual a diferença entre residencial e condomínio?
  • Qual a diferença entre condomínio vertical e horizontal?
  • O que é considerado um condomínio?
  • Quais são os tipos de condomínio?
  • Qual é a lei que rege os condomínios?
  • Como é um condomínio fechado?
  • Qual o valor médio de um condomínio?
  • Como é calculado o valor da taxa de condomínio?
  • Como calcular o valor do seguro de um condomínio?
  • Como calcular a taxa de condomínio por fração ideal?
  • O que compõe o valor da taxa de condomínio?
  • Como é feito o cálculo da fração ideal?
  • O que é coisa certa é incerta?

    A obrigação de dar coisa certa estabelece um vínculo entre as partes em que o devedor deve entregar a coisa para o credor ou restituí-lo do objeto determinado sendo que dependendo do que ocorrer o devedor deverá restituir também perdas e danos; já na obrigação de dar coisa incerta tem por objeto da obrigação ...

    Quem cabe a concentração escolha na obrigação de dar coisa incerta?

    devem as partes estabelecer a quem cabe a escolha. Se as partes nada estabelecerem, a escolha ou concentração caberá ao devedor”. Não está o devedor obrigado a escolher a melhor coisa; também não poderá entregar a de pior qualidade. Tal entendimento é conhecido pela doutrina como princípio do meio-termo (MONTEIRO.

    Como é a responsabilidade do devedor na obrigação de dar dinheiro nas obrigações de dar coisa certa ao credor nas relações jurídicas?

    III) Obrigações de dar dinheiro: Importa a entrega de uma quantia de dinheiro pelo devedor ao credor, com liberação daquele. Deve se realizar em moeda corrente, pelo valor nominal (PRINCÍPIO DO NOMINALISMO). Nesse sentido, dispõe o art. ... - A quem cabe a escolha: A escolha, por princípio, cabe ao devedor.

    Por que na obrigação de dar coisa certa o credor não pode ser obrigado a receber outra ainda que mais valiosa?

    (Arts. 233 a 242, do Código Civil) Coisa certa é tudo que pode ser individualizada, identificado quanto a número, modelo, marca, etc. O credor de coisa certa não está obrigado a receber outra coisa no lugar, ainda que seja mais valiosa, tendo em vista que a vontade das partes voltam-se para um determinado objeto....

    O que ocorre quando uma pessoa é devedora de uma obrigação de dar coisa certa é a coisa se perde antes da entrega ao credor?

    Assim, quando o devedor de obrigação de dar coisa certa deixa que a coisa se perca sem culpa, a obrigação se resolve, ou seja, o devedor responderá apenas pelo equivalente (restituição do preço, acrescido de correção monetária), e assim, a obrigação se extingue. ... Nesse caso houve a perda da coisa sem culpa do devedor.

    Quando a obrigação e indivisível os devedores são solidários de sorte que a remissão de um aproveita a todos extinguindo a dívida?

    Não incorre na obrigação de indenizar perdas e danos o devedor que recusar a prestação a ele só imposta, ou só por ele exequível. ... Quando a obrigação é indivisível, os devedores são solidários, de sorte que a remissão de um aproveita a todos, extinguindo a dívida.

    O que acontece se um dos devedores solidários obtiver a remissão da dívida?

    Se vários forem os devedores, a remissão concedida a um deles extingue a obrigação na parte que lhe corresponde, de tal forma que ressalvando embora o credor a solidariedade que prende os demais coobrigados, não poderá mais acioná-los pela dívida inteira, senão com dedução da parte remitida.

    É solidária à obrigação quando houver mais de um devedor em obrigação indivisível que se baseie em uma mesma causa ou fundamento jurídico sendo únicos a natureza e o objeto da prestação bem como a condição e o prazo para todos os devedores assim o cumprimento da prestação deve ser feito de forma integral?

    É solidária a obrigação quando houver mais de um devedor em obrigação indivisível que se baseie em uma mesma causa ou fundamento jurídico, sendo únicos a natureza e o objeto da prestação, bem como a condição e o prazo para todos os devedores.

    É possível cláusula de indivisibilidade?

    A obrigação indivisível está ligada à natureza da coisa ou de um fato (art. 258, CC/02) em que não pode ser fracionado naturalmente ou por motivo de sua divisão ocasionar a perda da função social. Além disto, pode ser indivisível por convenção das partes.

    Como se explica a exclusividade do direito de propriedade no condomínio?

    1.

    Como se dá a dissolução de condomínio voluntário?

    Para extinguir o condomínio de proprietários, é necessário transformar o imóvel em algo divisível, especificamente, em dinheiro. A transformação do imóvel em dinheiro se dá através de uma ação judicial chamada “Extinção de Condomínio”, tecnicamente conhecida como “Alienação Judicial de Coisa Co-mum Indivisível”.

    Qual a diferença entre o condomínio ordinário forçado transitório é permanente?

    CLASSIFICAÇÃO DO CONDOMÍNIO EM GERAL QUANTO A NECESSIDADE: ORDINÁRIO OU TRANSITÓRIO Aquele que pode cessar a qualquer momento. PERMANENTE quando não pode extinguir-se em razão de lei ou de sua natureza indivissivel (condominio forçado).

    Qual a diferença entre o condomínio pro diviso e pro indiviso?

    Pro diviso é o condomínio de direito, ou seja, é aquele condomínio em que cada membro tem seu direito definido em relação a coisa comum. Já no condomínio pro indiviso, o condômino não tem noção da sua parte no todo, permanecendo na indivisão.

    Quanto à origem o condomínio pode ser?

    O condomínio geral, quanto à origem, pode ser necessário ou voluntário. O condomínio voluntário é estabelecido por uma união de vontades, ou seja, decorre de um acordo entre condôminos.

    Qual a diferença entre o condomínio universal e particular?

    a) Condomínio universal – compreende a totalidade do bem, inclusive os seus acessórios, caso de frutos e benfeitorias. Em regra, o condomínio tem essa natureza. b) Condomínio particular – compreende determinadas coisas ou efeitos, o que geralmente é delimitado no ato de instituição.

    Qual a diferença entre residencial e condomínio?

    Para diferenciar os residenciais é fácil: loteamentos são maiores e as casas são construídas pelos proprietários, enquanto os condomínios são menores, de casas iguais ou prédios.

    Qual a diferença entre condomínio vertical e horizontal?

    Ou seja, ser construído na vertical ou na horizontal não define, de fato, o tipo de imóvel do condomínio, mas sim como no exemplo seguinte: se a parede que divide o imóvel é vertical, logo, o condomínio é denominado vertical, porém, se ela for horizontal trata-se de um empreendimento horizontal.

    O que é considerado um condomínio?

    No Brasil tem-se o condomínio, quando a mesma coisa pertence a mais de uma pessoa, e todas envolvidas têm igual direito, de forma ideal, sobre o todo e cada uma de suas partes. Sendo assim, o poder jurídico atribuído a todos na sua integralidade. Cada condômino tem assegurada uma fração, ou quota da coisa.

    Quais são os tipos de condomínio?

    Tipos de condomínios

    1. Condomínio Vertical. O Condomínio vertical refere se um edifício de apartamentos, ou salas comerciais, no formato de torre (prédios). ...
    2. Condomínio Horizontal. ...
    3. Condomínios Residenciais. ...
    4. Condomínios comerciais. ...
    5. Condomínios Mistos.

    Qual é a lei que rege os condomínios?

    Lei do Condomínio - Lei 4591/64 | Lei nº 4.

    Como é um condomínio fechado?

    Condomínio fechado é um tipo de condomínio em que o proprietário compra uma fração ideal. Essa fração inclui a área de uso privativo (onde está a residência) e a área de uso comum (espaço de lazer, área verde e ruas de acesso).

    Qual o valor médio de um condomínio?

    O valor médio do condomínio em prédios com até 30 apartamentos é de 1.

    Como é calculado o valor da taxa de condomínio?

    A taxa de condomínio é calculada após a soma de todos os gastos que envolvem a manutenção do edifício, podendo ser realizado de duas formas diferentes para cada morador: por unidade ou por fração ideal.

    Como calcular o valor do seguro de um condomínio?

    Para calcular o valor que será pago no seguro do condomínio é utilizado como base o valor necessário para a sua reconstrução de acordo com o índice CUB (Custo Unitário Básico da construção) ou o preço por metro quadrado. Por isso, nesse momento, é essencial que o síndico busque ajuda profissional.

    Como calcular a taxa de condomínio por fração ideal?

    Segundo o inciso I do Art. 1.

    O que compõe o valor da taxa de condomínio?

    O que é a taxa de condomínio A taxa de condomínio é um valor arrecadado mensalmente dos moradores. Ela custeia serviços importantes para o dia a dia de todos, como segurança, conta de água, manutenção das áreas comuns do prédio, impostos e gastos com produtos de limpeza, por exemplo.

    Como é feito o cálculo da fração ideal?

    E qual a fórmula para cálculo da fração ideal?

    1. Fração Ideal da unidade = FI.
    2. Área total do terreno – Ater.
    3. Área da Unidade Residencial em questão – Aund.
    4. Área total construída das unidades – At und.
    5. FI = (Ater x Aund)/ At und.