A infecção é causada por um aumento anômalo das bactérias que se encontram na boca, normalmente, de forma inofensiva. A pouca higiene oral pode contribuir para o desenvolvimento de GUNA, assim como estresse físico ou emocional, uma dieta deficiente ou a falta de sono.
gu·na na. [Portugal: Porto, Informal] • [Portugal: Porto, Informal] Andar pendurado do lado de fora da porta de um transporte público, sobretudo nos eléctricos , sem pagar bilhete.
A infecção é causada por um aumento anômalo das bactérias que se encontram na boca, normalmente, de forma inofensiva. A pouca higiene oral pode contribuir para o desenvolvimento de GUNA, assim como estresse físico ou emocional, uma dieta deficiente ou a falta de sono.
A doença periodontal necrosante é uma infecção caracterizada por necrose e ulceração das papilas interdentárias, hemorragia gengival e dor.
Quanto à etiologia da doença periodontal, esta se classifica em: • Fatores determinantes: microrganismos, placa bacteriana; • Fatores predisponentes: anatomia dentária, forma da arcada dentária, respiração bucal, aparelhos ortodônticos, cálculo dentário, contornos das restaurações; • Fatores modificadores: hábitos ...
As principais bactérias da doença periodontal são Prevotella intermédia, Tannerella forsythia, Treponema denticola, Porphyromonas gingivalis. Essas bactérias em desequilíbrio com a microbiota da gengiva sinalizam inflamação para o sistema imune inato (neutrófilos e o sistema complemento).
Na fase inicial predominam a gengivite e periodontite. Se não detectados precocemente, esses problemas podem evoluir para doença periodontal avançada. Puberdade, maior duração da doença, mau controle metabólico e higiene bucal inadequada são fatores que contribuem para progressão e agressividade da DP.
A doença periodontal é multifatorial, e está aliada a diversos fatores mecânicos, sistêmicos, envelhecimento fisiológico, susceptibilidade do hospedeiro e composição da microbiota bucal.
A Doença Periodontal (DP) é uma infecção crônica produzida por bactérias gram-negativas, em níveis elevados, causada por acúmulo de componentes microbianos do biofilme dental que se acumulam no interior dos tecidos do periodonto.
Histologicamente, os tecidos gengivais demonstram uma resposta ao acúmulo da placa bacteriana na área do sulco gengival. Produtos de baixo peso molecular das bactérias penetram no epitélio e iniciam várias alterações tanto no epitélio quanto no tecido conjuntivo.
A partir do estudo experimental em humanos sobre a gengivite, realizado por Löe et al.
Os enxertos gengivais livres têm sido indicados com freqüência para o recobrimento de superfícies radiculares expostas. Wennström & Pini Pinto15 apontam para uma média da quantidade de recobrimento radicular entre 63% e 28% de recobrimento radicular completo.
Os anaeróbios obrigatórios que compõem o complexo vermelho de Socransky são reconhecidos pelo seu envolvimento nas doenças periodontais humanas, mas em pacientes imunocomprometidos os mesmos parecem estar associados a quadros sépticos mais graves e de tratamento mais complexo.
A gengivite é uma inflamação nas gengivas provocada, na enorme maioria dos casos, por uma limpeza bucal inadequada. Entre outros sintomas, a doença causa vermelhidão, sangramento e mau hálito.
Gengivite A gengivite consiste numa inflamação da gengiva devido ao acúmulo de placa bacteriana nos dentes, provocando dor na gengiva e entre os dentes, sangramento, inchaço e vermelhidão.