1) Espacial Ocorre quando vários axônios de neurônios distintos chegam em pontos dife- rentes de um outro neurônio. Cada um realiza uma sinapse e gera um PPSE diferente. Através da somação desse PPSE se alcança o limiar de disparo e ge- ra potencial de ação nesse neurônio.
Nas regiões dos nódulos de Ranvier, por causa da propriedade isolante da bainha de mielina, a onda de despolarização “salta” diretamente de um nódulo para o outro (sendo por isso denominada condução saltatória) acarretando assim o aumento da velocidade de impulso.
O impulso nervoso corresponde a uma corrente elétrica que se propaga pelos neurônios, graças a um processo de despolarização da membrana. Esse processo de despolarização ocorre mediante a estímulos e tem como função transmitir a outras células (nervosas, musculares ou glandulares) uma determinada informação.
A transmissão do impulso nervoso de um neurônio a outro ou às células de órgãos efetores é realizada por meio de uma região de ligação especializada denominada sinapse. O tipo mais comum de sinapse é a química, em que as membranas de duas células ficam separadas por um espaço chamado fenda sináptica.
O impulso nervoso sempre segue o mesmo trajeto: Dendrito → Corpo celular → Axônio.
O potencial de ação ocorre quando o estímulo é suficiente para atingir o limiar de excitabilidade e dessa forma gerar a despolarização da membrana e propagação do impulso nervoso. ... O potencial de ação se caracteriza por três etapas distintas: Despolarização, repolarização e hiperpolarização.
As células cardíacas são carregadas ou polarizadas em seu estado de repouso, mas se forem estimuladas, se despolarizam e se contraem. Denominamos este fenômeno elétrico de despolarização, resultando na contração do ventrículo.
Quando se diz repolarização , quer-se dizer que o potencial de repouso da membrana foi restaurado para seu valor normal. Já no caso da hiperpolarização , a membrana torna-se mais polarizada(aumento do potencial de membrana) ainda ,ou seja , não há transmissão de um impulso nervoso/potencial de ação.
Hiperpolarização e despolarização Hiperpolarização é quando o potencial de membrana se torna mais negativo em um determinado ponto da membrana do neurônio, enquanto despolarização é quando o potencial de membrana se torna menos negativo (mais positivo).
Polarização celular é quando membrana está em potencial de repouso e sua superfície interna está com carga negativa de 70 a 90 milivolts. As junções celulares são especialmente importantes para permitir a comunicação entre as células vizinhas através de proteínas especializadas chamadas junções gap.
A unidade estrutural e funcional do Sistema Nervoso é o neurônio, célula altamente especializada em captar as mensagens e estímulos e transmiti-los pelo corpo na forma de impulsos nervosos.
O neurônio é a unidade funcional do sistema nervoso. Os neurônios comunicam-se através de sinapses; por eles propagam-se os impulsos nervosos. Anatomicamente o neurônio é formado por: dendrito, corpo celular e axônio. ... O sistema nervoso é divido em Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico.
Os neurônios são considerados a unidade básica do sistema nervoso. Estas são as verdadeiras células condutoras do tecido nervoso, as responsáveis pela recepção e pela transmissão dos impulsos nervosos sob a forma de sinais eléctricos.
O tecido nervoso é constituído por dois tipos celulares principais: os neurônios e as células da glia (neuroglia) (MACHADO, 1993).
As células nervosas, também chamadas de neurônios, são responsáveis por receber e transmitir estímulos. O sistema nervoso é responsável por coordenar diversas funções do organismo, tais como receber e processar mensagens enviadas pelos órgãos dos sentidos e a memória.