EQST

Como Feito O Descarte De Resduos Hospitalares?

Como é feito o descarte de resíduos hospitalares?

Agulhas, seringas, gases, algodão, luvas, materiais cortantes, cateteres e muitos outros materiais utilizados em unidades de saúde devem ser descartados em caixinhas amarelas que vemos em farmácias, hospitais, ambulatórios, pronto-socorro, já que podem estar infectados com sangue, urina, fezes, ou com restos de ...

Quais são os resíduos radioativos hospitalares?

O resíduo radioativo hospitalar é qualquer material provenientes de locais como hospitais, clínicas radiológicas, que contenha radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de isenção especificados na CNEN NE-6.

Quais são os resíduos radioativos?

São considerados resíduos radioativos quaisquer materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de isenção especificados na norma CNEN-NE-6.

Quais são os tipos de resíduos radioativos?

Tipos de resíduos radioativos:

  • Líquidos.
  • Sólidos.
  • Lixo radioativo biológico.
  • Gasosos.
  • Rejeitos sólidos. Devem ser segregados e armazenados em locais sinalizados e devidamente seguros. ...
  • Rejeitos líquidos. ...
  • Rejeitos Gasosos.

O que é lixo radioativo exemplos?

Como o próprio nome já diz, este material é resultado da atividade com elementos radioativos que emitem energia nuclear, como por exemplo, Urânio, Césio, Estrôncio, Iodo, Criptônio e Plutônio. Este lixo não pode ser reutilizado em razão dos isótopos radioativos, ou seja, não pode ser tratado como lixo comum.

O que a lei diz sobre os resíduos radioativos?

A Lei 10.

Que tipo de material é considerado rejeito radioativo?

Segundo definição da CNEN, é considerado rejeito radioativo "qualquer material resultante das atividades humanas, que contenha radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de isenção especificados na norma CNEN-NE-6.

Que tipo de material é considerado rejeito radioativo que tipo de rejeito é armazenado em um depósito?

32 - Que tipo de material é considerado rejeito radioativo? Que tipo de rejeito é armazenado em um depósito? Existem dois tipos de rejeitos, segundo as normas nacionais e internacionais: rejeitos de alta atividade e de baixa e média atividade.

Quais são os tipos de resíduos perigosos?

Baterias, pilhas, remédios vencidos, cartuchos de tinta, latas de tinta, tonners, pneus, lâmpadas fluorescentes, dentre muitos outros materiais que são usados diariamente são considerados como resíduos perigosos.

São exemplos de resíduos perigosos?

As lâmpadas fluorescentes, baterias, pilhas, remédios vencidos, cartuchos de tinta, latas de tinta, tonners, pneus, são alguns dos exemplos de resíduos perigosos que contêm significativa quantidade de substâncias químicas nocivas ao meio ambiente.

O que é considerado resíduo perigoso?

Os resíduos perigosos fazem parte da classe 1 e são aqueles tipos de material que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, exigindo tratamento e disposição especiais em função de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, entre outras. ...

O que são resíduos perigosos Cite dois exemplos?

Resíduo perigoso é todo aquele que apresenta significativo risco à saúde pública ou à qualidade ambiental devido a certas características. ... Óleos lubrificantes (incluindo resíduos e embalagens), Produtos eletroeletrônicos e seus componentes; Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista.

Quais são os resíduos inertes?

Alguns exemplos de resíduos inertes são os entulhos de demolição, pedras, areia e sucata de ferro. Esses materiais possuem a característica de não se decomporem e sofrerem qualquer alteração em sua composição com o passar do tempo. Esses resíduos podem ser dispostos em aterros sanitários e até mesmo reciclados.

Quais os resíduos industriais considerados como perigosos?

Entre os resíduos industriais considerados como perigosos estão: solventes usados, borra oleosa de processos de refino, produtos fora de especificação (tintas, matérias primas e produtos intermediários), eletrodos, EPIs contaminados, lodo galvânico, resíduo de areia misturado com óleo e água, estopas usadas, resíduos ...

Como descartar resíduos perigosos?

A classificação dos materiais pode ser feita em laboratório, tomando como base a ABNT NBR 10004 – Resíduos Sólidos – Classificação. Se o produto for considerado classe I (perigoso), deve ser levado para aterro especial ou para passar por tratamento antes do descarte, como o coprocessamento.

Quais são os riscos gerados pelo descarte irregular de resíduos perigosos?

Risco de uma destinação irregular de resíduos

  • Poluição hídrica. ...
  • Poluição visual. ...
  • Contaminação do solo. ...
  • Alagamentos e inundações em períodos de chuva. ...
  • Diminuição da vida útil do aterro sanitário. ...
  • Proliferação de endemias. ...
  • Multas, embargos e paralisação das atividades.

Como descartar embalagem de inseticida?

Como descartar?

  1. Certifique-se de que a lata está vazia.
  2. Separe as partes plásticas da embalagem (geralmente a tampa) e descarte no lixo reciclável.
  3. Latas de aerossol não devem ser descartadas como metal reciclável.

Por que não se deve descartar todo tipo de resíduo em sacos comuns de lixo?

Pois resíduos plásticos, por exemplo, apesar de não serem considerados perigosos pela legislação, podem apresentar riscos para o meio ambienta e saúde humana e, caso embalados em saco de lixo biodegradável, podem vir a contaminar o ambiente mais cedo do que se fossem embalados em sacos de lixo que demoram mais para se ...

Para que serve cada cor de saco de lixo?

- Utilize sacos de cores diferentes para identificar o tipo de lixo: preto para resíduos domiciliar e azul para materiais recicláveis. Os munícipes podem contribuir também com a reciclagem a partir da separação dos materiais recicláveis, tais como, papel, plástico, vidro e metais.

O que pode ser jogado no lixo comum?

O segundo passo é entender o que é o lixo comum: todo material como restos de comida, frutas e legumes, lixo do banheiro, guardanapos sujos, bitucas de cigarro, folhas secas e esponjas de limpeza, entre outros.

Que tipo de lixo forma o lixo hospitalar?

Alguns exemplos de lixo hospitalar são materiais biológicos contaminados com sangue ou patógenos, peças anatômicas, seringas e outros materiais plásticos; além de uma grande variedade de substâncias tóxicas, inflamáveis e até radioativas.

O que é lixo infectante hospitalar?

Resíduos potencialmente infectantes, ou resíduos de serviço de saúde que apresentam risco biológico (infectantes), são aqueles resíduos que apresentam possibilidade de estarem contaminados com agentes biológicos, tais como: bactérias, fungos, vírus, microplasmas, príons, parasitas, linhagens celulares e toxinas.

O que pode ser descartado no lixo infectante?

  • Sangue hemoderivados;
  • Meios de cultura;
  • Órgãos, tecidos, peças anatômicas e fetos;
  • Filtros de gases aspirados provenientes de áreas contaminadas;
  • Resíduos (mesmo alimentares) provenientes de áreas de isolamento;
  • Resíduos gerados em laboratório de análises clínicas;
  • Resíduos gerados em unidade de atendimento ambiental;

Onde jogar lixo infectante?

Para isso, deve estar nos sacos de acondicionamento, nos recipientes de coleta interna e externa, nos recipientes de transporte interno e externo, e nos locais de armazenamento, com a etiqueta equivalente ao tipo de lixo acondicionado.