Para aprender a fazer o controle de embreagem em subidas
Ao se posicionar diante do volante, coloque um pé na embreagem e outro no freio, com a marcha ajustada no freio para evitar aquela típica “arrancada” para frente. Ao dar a partida, lembre-se da expressão “pé na embreagem”! Pise fundo, engate a primeira marcha e vá soltando devagar, até sentir o carro começar a tremer.
Se o veículo estiver subindo (indo para frente), é um sinal de que você pisou pouco na embreagem, então, pressione mais pouco devagar que certamente ele irá parar. Caso esteja descendo, significa que você pisou com excesso na embreagem. Ao identificar isso, basta reduzir suavemente até que fique no ponto certo.
Faça o seguinte: solte um pouco a embreagem e acelere devagar. Se a moto estiver pesada ou se a subida for forte, é preciso acelerar um pouco mais, mas não precisa acelerar até o final. Para movimentar a moto, é só acelerar um pouco mais e soltar mais o manete e está feito o controle de embreagem.
COLOCAÇÃO DE CAVALETE EM CALÇADA DE VIA PÚBLICA. VEDAÇÃO LEGAL. ART. 13 DA RESOLUÇÃO TSE Nº 22.
Ela deve ter, no mínimo 1,20 m de largura, não apresentar nenhum desnível, obstáculo de qualquer natureza ou vegetação. Essa faixa tem de ter superfície regular, firme, contínua e antiderrapante sob qualquer condição, ou seja, não pode ter qualquer emenda, reparo ou fissura.
Considerando que não pode haver bolhas dentro dela, o melhor modo de fazer isso é colocar uma de suas pontas em um balde com água, num lugar elevado, e sugar a outra extremidade com a boca. Mangueira pronta, é hora de tirar o nível do terreno.