No Brasil, a prática do badminton tornou-se competitiva a partir de 1983, quando foi disputada a primeira edição da Taça São Paulo. A Confederação Brasileira de Badminton, entretanto, só seria fundada dez anos depois, em 1993. Hoje, a entidade conta com 15 federações filiadas.
O feito histórico para o Badminton brasileiro foi conseguido pelo atletas Guilherme Kumasaka e Guilherme Pardo que conquistaram medalha de bronze na categoria de dupla masculina.
Brasil garante cinco medalhas no badminton e quebra recorde.
Atletismo: 15 medalhas (5 ouros, 3 pratas, 7 bronzes). Natação (incluindo maratona aquática): 14 medalhas (1 ouro, 4 pratas, 9 bronzes). Futebol: 8 medalhas (1 ouro, 5 pratas, 2 bronzes). Basquete: 5 medalhas (1 prata, 4 bronzes).
Os 10 esportes mais praticados no Brasil
voleibol
Torben Grael – vela: dois ouros, uma prata e dois bronzes.
Atletismo. A história do atletismo do Brasil em Jogos Olímpicos registra 14 brasileiros medalhistas. Eles conquistaram 15 medalhas para o país, das quais cinco foram de ouro, três de prata e sete de bronze.
Medalhas
Duas modalidades ganharam pela primeira vez o ouro para o Brasil: o boxe, com Robson Conceição, e o futebol, com a seleção olímpica masculina. Também pela primeira vez o Brasil teve um atleta com três pódios na mesma edição dos Jogos: Isaquias Queiroz, com duas pratas e um bronze na canoagem.
Os atletas brasileiros trouxeram três medalhas dos Jogos Olímpicos Barcelona 1992: duas de ouro - no judô e no vôlei masculino - e uma de prata na natação. O judoca Rogério Sampaio Cardoso conquistou o ouro na categoria peso meio-leve.
Para a história olímpica brasileira, os Jogos de Atlanta foram estupendos: o país conquistou um total de 15 medalhas, quase o dobro do recorde anterior, e voltou para casa muito à frente de Inglaterra, Bielorússia, Bélgica ou Suécia. Segundo qualquer outro critério, porém, Atlanta 1996 foi um pesadelo.
Catorze nadadores brasileiros ganharam 18 medalhas, sendo 10 de ouro, na primeira competição de natação disputada por eles após o início da pandemia da Covid-19.
O Brasil passou perto de obter de medalhas no atletismo, mas terminou na quarta colocação em três provas: com Róbson Caetano, nos 200m rasos; com José Luiz Barbosa, o Zequinha Barbosa, nos 800m; e com Ediélson Rocha Tenório, Sérgio Mathias F. Menezes, Eronilde Araújo e Sidney Telles de Souza, no revezamento 4x400m.
Na edição seguinte, 1952, voltou a ganhar um ouro com Adhemar Ferreira da Silva no salto triplo do atletismo. Desde então, o país tem conseguido medalhas em todas as edições. No total, o Brasil conquistou 128 medalhas na história dos jogos olímpicos, todas nas edições de verão.
Apostando em esportes coletivos e provas de revezamento, o país teve na Olimpíada de Sydney um dos menores índices de medalhas disputadas. ... Como foi ao pódio 12 vezes, a delegação brasileira teve um aproveitamento de uma medalha para nove provas disputadas.
ESPORTES EM QUE O BRASIL JÁ GANHOU MEDALHAS OLÍMPICAS:
Resposta: Com todas as suas 20 participações, o comitê olímpico brasileiro conquistou 99 medalhas, 22 de ouro, 26 de prata e 51 de bronze.
Dos 42 esportes dos Jogos Olímpicos Rio 2016, um deles estreia em uma Olimpíada e o outro reaparece no maior evento esportivo do mundo depois de um hiato de mais de um século. A Cidade Maravilhosa será o palco da estreia do rugby seven (rugby de 7) e do retorno do golfe, após 112 anos afastado dos Jogos.
Foi planejada para ocorrer durante a Exposição Mundial de Paris, em 1900. Contudo, a empolgação do então príncipe Constantino I da Grécia levou à organização da competição em dois anos, culminando nesta que marca a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.
São disputadas um total de 15 modalidades: Biatlo. Bobsled.