O abstracionismo geométrico Ainda na década de 50, a pintura de Volpi entrou na fase do abstracionismo geométrico. Ele pintou diversas séries denominadas: Bandeirinhas, Fachadas e Ampulhetas. A pintura de Volpi passa a ser a linha, a forma e a cor.
Alfredo Volpi (1896-1988), um dos maiores pintores da arte brasileira, acabou se tornando conhecido como ;o mestre das bandeirinhas;. Mas não é bem assim. Volpi não é apenas um pintor interessado no folclore e na cultura popular. As bandeirinhas entravam na obra de Volpi como signos abstratos.
Morou com os pais até se casar em 1942 com Benedita da Conceição, uma garçonete cujo apelido era Judite, seu amor da vida inteira. Foi ela a inspiração da tela Mulata, de 1927. Viveram juntos até a morte dela, em 1972, e tiveram uma filha, Eugênia Maria — e adotaram outros dezenove.
28 de abril de 1988
92 anos (1896–1988)
28 de abril de 1988
São Paulo, Brasil
Recebe o prêmio de melhor pintor brasileiro pela crítica de arte do Rio de Janeiro em 1962 e 1966. Nas décadas de 1960 e 1970, suas composições de bandeirinhas são intercaladas por mastros com grande variação de cores e ritmo.
Estudou na Escola Profissional Masculina do Brás e trabalhou como marceneiro, entalhador e encadernador. Aos 16, ele pintou sua primeira aquarela. Aos 18 anos de idade, ele pintou sua primeira obra de arte, sobre a tampa de uma caixa de charutos, usando tinta a óleo.
Alfredo Volpi
No final da década de 1940 e ao longo da década de 1950, Volpi começou a representar as fachadas de edifícios e bandeiras tradicionais. As bandeirinhas eram bandeirinhas, associadas ao folclore brasileiro e populares em festivais brasileiros, e assim serviram para localizar culturalmente sua obra.
E aí o Alfredo Volpi não parou mais de pintar. ... Gostava muito de desenhar formas geométricas e se divertia transformando-as em fachada de casas, em cataventos, bandeirinhas e em cada pintura ele mudava as formas de lugar, trocava as cores e inventava outras formas.
Volpi freqüenta mostras no centro antigo de São Paulo, entre elas a polêmica exposição de pintura moderna Anita Malfatti, de 1917, que se tornaria um marco do modernismo no Brasil. Sua primeira exposição coletiva ocorre no Palácio das Indústrias de São Paulo, em 1925. Privilegia no período retratos e paisagens.
Luca, Itália
São Paulo
14 de abril de 1896
Blumenau, Santa Catarina, Brasil
Luca, Itália