A Crise de 1929, também conhecida como Grande Depressão, foi uma forte recessão econômica que atingiu o capitalismo internacional no final da década de 1920. Marcou a decadência do liberalismo econômico, naquele momento, e teve como causas a superprodução e especulação financeira.
Dois fatores principais são atribuídos como causa do crash de 1929: A superprodução agrícola daquele ano não encontrava compradores internos e externos aos Estados Unidos da América. As indústrias produziam cada vez mais mas o poder de consumo não aumentava.
As principais causas da Crise de 1929 estão ligadas à falta de regulamentação da economia e à oferta de créditos baratos. ... A Europa, que tinha se recuperado da destruição da Primeira Guerra, não precisava mais dos créditos e produtos americanos.
Jà nos países europeus, a crise afetou pois com o fim da segunda Guerra Mundial, quem emprestava dinheiro para reconstruir cidades, e reerguerem-se economicamente, era os Estados Unidos, que da mesma forma com a queda da Bolsa de valores, afetou alguns países da europa.
Em razão também da interdependência da economia capitalista, a crise dos Estados Unidos se espalhou pelo mundo. Os países da América Latina, que dependiam fortemente da exportação de produtos primários para os EUA, foram muito abalados, pois não havia mais quem comprasse seus produtos.
A crise de 1929 está profundamente relacionada com as consequências da Primeira Guerra Mundial e com os germes que viriam a gerar a 2ª Guerra Mundial. ... Era um momento de extrema fartura e prosperidade aos americanos, pois dominavam os mercados devido aos altos preços ocasionados pela guerra.
As conseqüências da crise de 1929 na Alemanha foram catastróficas. A Alemanha era um país que estava se reconstruindo após a derrota na Primeira Guerra Mundial e ,quando a crise bateu as portas dos alemães, um verdadeiro caos na economia foi instalado. A inflação chegou a 6,000% e o desemprego a quase 6 milhões.
A superprodução ocorre quando não há mercado para consumir os produtos que foram produzidos em larga escala, com isso os preços das mercadorias caem.
A crise do Encilhamento foi a primeira crise econômica da República Brasileira. Ela aconteceu no fim do período monárquico, sendo bastante vivenciadda entre 1889 e 1891. Recebeu esse nome para se referir à prática de corrida de cavalos (encilhamento é a posição de largada dos cavalos nas corridas).
O New Deal (do inglês, “Novo Acordo”, “Novo Trato” ou 'Novo Pacto”) foi um conjunto de medidas econômicas e sociais para resolver a Crise de 1929. O plano articulou investimentos estatais e privados, reformas para adequar diversos setores da economia e estimular o consumo, reaquecendo assim a economia daquele país.
As principais medidas do New Deal foram o controle das instituições financeiras, realização de obras de infra-estrutura, criação de créditos agrícolas, incentivo à organização sindical e a criação de mecanismos de proteção social.
Criação de obras públicas para gerar emprego, diminuição da jornada de trabalho, produção de produtos em menas escala para evitar a super produção. OBJETIVO => Recuperar os EUA da crise de 1929. O principio básico do New deal era as E.U.A da crise 1929 investimento na bolsa de valores de nova York.
O principal objetivo destas medidas era a geração de empregos, pois os Estados Unidos sofriam muito com o desemprego elevado após a Grande Depressão de 1929. Investimentos em obras de Infraestrutura: uma das principais estratégias de Roosevelt, no New Deal, para tirar os EUA da crise gerada em 1929.
Entre as principais medidas estavam: Concessão de empréstimos aos fazendeiros arruinados para que pagassem as suas dívidas e reordenassem a produção; Controle da produção visando à manutenção dos preços dos produtos; Fixação dos preços de produtos básicos, como carvão, petróleo, cereais etc.
desvalorização do dólar para tornar as exportações mais competitivas;empréstimos aos bancos para evitar falências no sistema financeiro;criação do sistema de seguridade social, com destaque para o seguro desemprego e a Lei de Seguridade de 1935;direito de organização sindical;estímulo à produção agrícola;construção de ...
2 - A charge é uma representação das mudanças sociais profundas que Roosevelt promoveu com o New Deal, buscando quebrar alguns dos monopólios e das práticas abusivas que haviam se estabelecido no país.