Exemplos de pressupostos
adjetivo Aquilo que se subentendeu; o que se percebe, embora não tenha sido demonstrado ou dito explicitamente. substantivo masculino Aquilo que se subentende, que se deduz: falar por subentendidos; discurso subentendido.
As informações explícitas são aquelas manifestadas pelo autor no próprio texto. As informações implícitas não são manifestadas pelo autor no texto, mas podem ser subentendidas.
Verificado por especialistas. Em anexo o cartum. Implícito é tudo aquilo que não é dito de maneira direta, mas que é compreendido por quem lê por meio de referências prévias a todo um sistema de crenças e hábitos que estruturam uma sociedade.
Uma informação que contém dentro do texto mas nao esta esposta, como se filtrassem no texto algum tema.
adjetivo Aquilo que não se expressa de modo claro ou explícito, mas que pode ser deduzido facilmente: deixou implícito na carta seu interesse por ela. Aquilo que se manifesta mais por ações do que por palavras: convite implícito. Etimologia (origem da palavra implícito).
Em outras palavras, podemos dizer que o implícito em um texto é tudo o que está presente nesse texto pela sua ausência – os subentendidos; é tudo o que não está dito, mas que também está significando.
São sentimentos covardes que agem sem responsabilidade, disfarçados de bondade, de dedicação, mas que viram do avesso se não forem percebidos e correspondidos.
O adjectivo implícito significa «contido numa proposição mas não expresso formalmente; não manifestamente declarado; subentendido, tácito»; explícito, por sua vez, quer dizer «que é claro, explicado sem ambiguidade»; e falso é «contrário à realidade ou à verdade; inexato, sem fundamento».
substantivo feminino Raciocínio concluído ou desenvolvido a partir de indícios: a dedução é um tipo de inferência. Processo intelectual segundo o qual é possível chegar a uma conclusão a partir de premissas.