A frenagem regenerativa, em âmbito geral, é um mecanismo de recuperação de energia que retarda o movimento de veículos – geralmente elétricos – convertendo energia cinética em outras formas. ... Em ambos sistemas de frenagem os freios eram acoplados para atuarem como geradores.
Um sistema de regeneração de energia cinética é uma tecnologia em que a energia cinética gerada na frenagem que seria desperdiçada e é recolhida, e em seguida é transformada em outras formas de energia, normalmente energia elétrica e reutilizada.
Além da motorização, a frenagem do motor de indução trifásico também é importante para a eficácia do funcionamento. ... Especialmente para realizar a frenagem regenerativa, ou seja, retirar a energia destinada à aceleração do motor é usado um inversor de frequência regenerativo, que devolve a energia ao sistema.
A frenagem eletromagnética ou frenagem dinâmica esta baseada na aplicação de corrente contínua ao enrolamento do motor, transformando-o em um eletroímã.
A frenagem dinâmica é outro método para frear um motor. É alcançado reconectando um motor em funcionamento para atuar como gerador imediatamente após ser desligado, parando rapidamente o motor. A ação do gerador converte a energia mecânica de rotação em energia elétrica que pode ser dissipada como calor em um resistor.
O sistema de frenagem é composto por um eletroímã que deve ser alimentado ao mesmo tempo que o motor e este é responsável por liberar o eixo do motor. Quando é interrompida a corrente elétrica no motor e no eletroímã, as molas empurram a armadura do eletroímã contra o disco de freio comprimindo-o e gerando atrito.
Tipos de frenagem possíveis O W22 Motofreio admite dois sistemas de frenagem: normal ou rápida. Frenagem normal A alimentação da ponte retificadora da bobina do freio pode ser realizada diretamente a partir dos terminais do motor, sem interrupção, conforme Figura 3. Figura 3 - Esquema de ligação para frenagem normal.
A ligação deve ser realizada diretamente nos terminais do freio, conforme a tensão indicada na placa de identificação de alimentação do freio.
Os Motofreios consistem de um motor de indução monofásico ou trifásico, acoplado a um freio disco, formando uma unidade integral compacta e robusta, sendo assim, o freio possui poucas partes móveis assegurando longa duração com o mínimo de manutenção.
A frenagem reostática converte a energia do movimento em calor, enquanto que a frenagem regenerativa retorna com a energia elétrica de volta para a rede elétrica, como no caso de uma locomotiva elétrica.
Calcule o valor atual do resistor dinâmico utilizando a fórmula Imax = (P x 1000 x Eff) / V. O "1000" é necessário para converter os kW em W. Utilizando o exemplo: Imax = (0,75 x 1,000 x 0,95) / 800 = 0,89 amperes.
Qual deve ser o valor do resistor de frenagem e da fiação para a instalação do mesmo? Para a maioria das aplicações pode ser utilizado um resistor com valor ôhmico indicado na tabela abaixo e a potência de pelo menos 20% da potência nominal do motor acionado.
Para calcular o resistor adequado para o led você vai precisar: