No Basquetebol, existem dois tipos básicos de defesa: um, que se baseia na marcação por zona ou por regiões da quadra, onde o jogador responsabiliza-se por uma determinada área do campo de jogo, e, outro que se fundamenta na marcação, específica, de um determinado jogador, denominada de marcação individual.
Quais são as táticas de defesa mais utilizadas no basquete?
Os dois tipos básicos de organização defensiva são defesa por zona – na qual o jogador é responsável por cuidar de uma região particular da quadra – e defesa individual – na qual cada jogador é responsável por marcar um adversário específico, independentemente da porção da quadra que ele ocupa.
1 - marcar, antecipando-se aos gestos técnicos dos adversários; 2 - cumprir com sua missão específica na marcação; 3 - ajudar na marcação de outros jogadores.
Pelo fato de o jogo ser realizado em uma quadra pequena e pelas restrições de tempo impostas pela regra do esporte, o rebote é um dos fundamentos mais importantes do basquete, pois influencia diretamente na dinâmica do jogo.
O rebote é o ato de você conseguir pegar um arremesso que foi mal sucedido. Para isso, é necessário estar próximo da bola e subir mais alto do que o jogador adversário.
Algumas práticas que são consideradas infrações do basquete são: