crossorigin="anonymous">
O bafômetro é um aparelho que permite determinar a concentração de bebida alcoólica analisando o ar exalado dos pulmões de uma pessoa. É também conhecido pela denominação técnica “etilômetro”, devido às reações que envolvem o álcool etílico presente na baforada do suspeito e um reagente.
Os chamados “bafômetros passivos” detectam a presença de álcool sem a necessidade de o condutor soprar no aparelho e já funcionam em outros estados brasileiros. ... O bafômetro passivo tem uma sensibilidade bem grande”, completou agente.
0,04 mg/l
Só uma latinha A Lei Seca estipula que não há qualquer quantidade de bebida alcoólica aceitável, nem mesmo uma ou duas latinhas de cerveja.
Segundo ele, o metabolismo do indivíduo varia de pessoa para pessoa. “Uma lata de cerveja pode significar menos de 0,3 miligrama por litro para um, mas para outro pode ser mais”, completa. É muito provável que um brinde, um golinho ou outro não seja o suficiente para ser pego, mas mesmo assim há um risco evitável.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), alguns testes de alcoolemia podem detectar rastros de álcool até 12 horas após a ingestão. Por isso, o recomendado é aguardar 12 horas para assumir o volante. Estudos indicam que cerca de 90% do álcool consumido é absorvido na primeira hora.
Isso, na prática é o equivalente a uma lata de cerveja ou chope (330 ml), uma taça de vinho (100 ml) ou uma dose de destilado (30 ml).
A grande questão é que o fígado processa por hora o equivalente apenas a uma lata de cerveja ou uma taça de vinho, por isso, o excesso de álcool durante esse tempo passa a intoxicar o organismo, ou seja, se o indivíduo beber quatro latas de cerveja, o álcool estará em seu corpo por pelo menos quatro horas.
Enquanto a creatina é principalmente efetiva para aumentar surtos de alta intensidade e exercícios intermitentes de curto prazo, a cafeína tem efeitos ergogênicos tanto para o desempenho anaeróbico quanto para o exercício de resistência.