Segundo Carr (1998), a análise é dividida em seis passos, a saber:
O uso da eletromiografia e do biofeedback nas aplicações biomecânicas. Tanto a eletromiografia quanto o biofeedback são uma análise do potencial elétrico dos músculos, chamado de potencial de ação do paciente. A diferença entre os dois é o tratamento dos dados.
Assim, através da biomecânica e de suas áreas de conhecimento correlatas podemos analisar as causas e fenômenos relacionados ao movimento humano. A biomecânica é encarada como uma ciência multidisciplinar, levando-se em consideração cada disciplina que compõe esse espectro, que investiga o movimento.
O objetivo central da Biomecânica é o estudo do movimento humano. Ainda que esse seja um objetivo comum a muitas áreas que compõem o corpo de conhecimento da Educação Física e do Esporte, a Biomecânica procede sua análise a partir de um prisma particular: o das leis da Física.
[2] classifica a Biomecânica em: interna e externa, sendo a primeira responsável em determinar as forças transmitidas pelas estruturas internas do corpo humano e a segunda em determinar modelos de gestos desportivos ou de movimentos padrões cotidianos, a fim de diagnosticar e corrigir os erros encontrados.
O objetivo principal da Biomecânica no desporto é analisar o gesto técnico desportivo e seus detalhes mais específicos, descobrir possíveis falhas existentes na execução deste gesto e possibilitar a melhoria do desempenho atlético através da correção e/ou adaptação da técnica desportiva para uma técnica mais eficaz.
Mais especificamente, a Biomecânica permite, entre outras coisas, melhorar o desempenho de atividades esportivas, melhorar a técnica de realização de movimentos, melhorar equipamentos utilizados em esportes ou em atividades do dia a dia, prevenir lesões e auxiliar na reabilitação de lesões.
A Biomecânica aplicada ao treinamento físico contribui para melhorar o rendimento e desempenho de atividades esportivas, melhorar a forma como os movimentos são realizados, buscando adequá-los a técnicas mais assertivas, além de prevenir e reabilitar lesões.
A finalidade da cinesiologia é compreender as forças que atuam sobre um objeto ou sobre o corpo humano e manipular estas forças em procedimentos de tratamento tais que o desempenho humano possa ser melhorado e que uma lesão adicional possa ser prevenida.
Na biomecânica, cada movimento do corpo é descrito começando pela posição anatómica. A posição anatómica é quando uma pessoa está em pé, a olhar para a frente, com os braços ao longo do tronco, palmas das mãos para a frente e com os pés ligeiramente afastados nos calcanhares e os dedos dos pés a apontar para a frente.
Ciência que tem por objecto explicar, pela Física e pela Química, o maior número possível dos fenómenos vitais.
Levando em consideração as leis da física, a biomecânica é uma área multidisciplinar que se propõe a estudar o movimento humano. Para isto, a análise deste objeto se dá por meio de investigações realizadas em várias áreas, principalmente na anatomia, controle, cinética e cinemática.
A biomecânica tem uma longa e complexa história, remontando aos dias de Aristóteles e dos primeiros filósofos. Esses homens procuraram entender as forças motrizes por trás da vida e, como tal, estudaram como os animais se moviam e o que causava essas ações.
Giovanni Alfonso Borelli
A Cinesiologia e a Biomecânica nos permitem analisar os movimentos articulares nos planos anatômicos, entender de que forma as estruturas do corpo respondem à aplicação cargas mecânicas e de que forma as forças atuam e modificam o movimento humano.
Hay (1978), descreve a Biomecânica como sendo a ciência que estuda as forças internas e externas que actuam no corpo humano e, os efeitos produzidos por essas forças.
Torque, ou momento de uma força, é a tendência que uma força tem de rotacionar um corpo sobre o qual ela é aplicada. O torque é um vetor perpendicular ao plano formado pelos vetores força e raio de rotação. O vetor torque pode ser calculado por meio do produto vetorial entre força e distância.
A cinemetria é uma metodologia biomecânica que se destina à obtenção de variáveis cinemáticas para a descrição de posições ou movimentos no espaço. ...
Cinemetria é uma metodologia utilizada, dentro da biomecânica, para análise quantitativa de movimentos, na qual, podem-se mensurar variáveis como força, velocidade, posição e rotação entre segmentos.
A cinemetria consiste na análise de parâmetros cinemáticos, tendo por base a retirada de imagens do movimento em estudo e a sua posterior análise. Este método permite, fundamentalmente, a caracterização cinemática das técnicas em estudo.