Adultos e adolescentes acima de 15 anos: 10 a 20 mL em administração única ou até o máximo de 20 mL, 4 vezes ao dia. As crianças devem receber dipirona infantil conforme seu peso seguindo a orientação deste esquema: Crianças menores de 3 meses de idade ou pesando menos de 5 kg não devem ser tratadas com dipirona.
A dosagem recomendada de dipirona para crianças é de 20 mg/Kg, por via oral, até 4 vezes ao dia em caso de dor de leve a moderada e febre. Considerando que a solução oral contém 500 mg/mL, uma criança de 20 Kg deve receber 400 mg ou 0,8 mL [1, 2].
O comprimido deve ser dissolvido em meio copo de água e deve-se beber imediatamente após o término da dissolução. A dose recomendada é de 1 comprimido até 4 vezes ao dia.
Entenda como a dipirona funciona Quanto à farmacodinâmica, ou mecanismo de ação, ele age bloqueando os processos orgânicos que causam a dor e a febre (enzima COX2). O tempo médio de espera para se beneficiar de seus efeitos é de 30 a 60 minutos, o que tem duração de aproximadamente 4 horas.
Um ótimo remédio caseiro para febre é colocar uma toalha molhada com água fria na testa e nos pulsos do indivíduo....Para o tratamento natural deve usar apenas 1 das seguintes receitas:
Algumas opções de chás para baixar a febre são pulmonária, camomila e limão. Além disso, fazer banhos de água morna, evitar vestir muita roupa ou colocar um pano molhado na testa também pode ajudar a diminuir a temperatura corporal, melhorando a febre e aliviando o desconforto.
Coloque um pouco de vinagre na tigela ou copo. Deixe alguns minutos na geladeira até esfriar um pouco. É muito simples, basta embeber o pano em um pouco de vinagre, escorrer e aplicar na testa da pessoa que está com febre, deixando por alguns minutos, repetindo conforme a febre vai diminuindo.
A batata puxa o calor para si, abaixando a temperatura corporal. Você pode também cortar uma batata lavada ao meio e colocá-la diretamente na testa da pessoa com febre; isso também irá baixar febre.
Como Baixar a Febre Rápido? Álcool - Antiga, mas útil, a dica com o álcool é surpreendentemente útil. Embebedar panos com álcool para limpeza e colocar eles na testa e busto vai baixar a temperatura. O álcool irá “roubar” o calor num processo de equilíbrio térmico.
Corte uma cebola em fatias e coloque-as nas plantas dos pés do seu filho, por dentro das meias. Substitua-as por outras mais frescas depois de meia hora. Se seu filho não gostar do cheiro das cebolas, você pode usar batatas. Elas também são eficazes.
1) Faça compressas frias no tronco e nos membros usando toalha úmida ou bolsa térmica. Use água, jamais álcool, pois ele pode ser absorvido pela pele e provocar intoxicação, principalmente quando se trata de bebês e crianças pequenas.
É preciso tirar toda a roupa da criança que está com febre. Neste caso, você deve agasalhá-la. Lembre-se, no entanto, que após administrar o antitérmico, sempre receitado pelo pediatra, o inverso pode ocorrer, ou seja, a criança pode sentir muito calor e suar muito.
Para baixar a febre do bebê é aconselhado:
Mantenha uma boa temperatura ambiente Se nos dias mais quentes você costuma utilizar um ventilador ou ar-condicionado, tenha cuidado para não expor o bebê diretamente à corrente de ar frio.
É normal ficar com sono Como a febre é sinônimo que o organismo está trabalhando mais para combater o agente invasor, pode ocorrer dor no corpo, mal estar e cansaço. Deixar que o bebê descanse é uma boa forma para recarregar as energias. Não acorde seu bebê para medicar contra a febre.
… e o que não fazer:
Ou seja, não dá para dormir a noite toda com ele ligado, porque, se houver um curto-circuito, o aparelho pode pegar fogo sem que se perceba. E, para piorar, os modelos testados ventilam muito mal. A maior ameaça dos ventiladores de mesa está mesmo no perigo de causar um incêndio.
Um dos efeitos facilmente percebidos ao dormir com o ventilador ligado é a sensação de boca seca e garganta arranhando. Isso ocorre porque o ventilador torna o ar muito seco e, consequentemente, resseca as vias respiratórias, como a boca e a traqueia.
Então o consumo é mínimo. O aparelho de ar condicionado mesmo que ligado 24 horas, não funciona todo o tempo. Ele liga o compressor quando precisar resfriar o ar interno.
"O ventilador, quando sujo, acumula poeira, ácaros, fungos, vírus e bactérias que podem ser nocivos à saúde. Usá-lo sem a correta higienização pode desencadear espirros e até crises mais sérias", diz.
Dor de garganta, coceira na pele, secura no nariz, vermelhidão ocular e mal-estar geral. Algumas pessoas quando dormem a noite toda com o ventilador ligado podem acordar na manhã seguinte com esses sintomas, mas não necessariamente todos ao mesmo tempo.
Esse fenômeno é conhecido como “enxaqueca estimulada pelo frio” pelos especialistas mas, pelas crianças (e por adultos menos esclarecidos), é conhecido como “congelamento dos miolos”. Ocorre quando algo frio (bebida, comida – principalmente sorvete e milkshakes – ou o vento).
O truque é posicionar o ventilador de mesa para o lado da janela, como explicamos no tópico anterior, para que ele jogue o ar quente para fora. Ao mesmo tempo, coloque o ventilador de teto na função exaustor, para que ele puxe o ar quente para cima, em vez de deixá-lo circulando dentro do quarto.
Você pode colocar um recipiente com cubos de gelo ou uma garrafa de água congelada diante do aparelho. Ao ligar, perceberá que o aparelho soprará o ar mais fresco que fica em torno do recipiente congelado. Assim, o ventilador difundirá um vento mais agradável.