A experiência do sagrado surge antes que o indivíduo tenha qualquer tipo de representação ou concepção sobre o divino. O sentido do sagrado está relacionado à dimensão ontológica da pessoa. Poderíamos compreender o sentimento religioso como uma tentativa de busca do sagrado, entendido como o anseio da potência de ser.
Sagrado é algo digno de grande respeito e veneração. Esta relacionado aos sentimentos e ao coração. ... Sagrado é todo o universo, santuário da vida; sagrada é a natureza, porque dela depende nossa vida. Sagrada é a beleza e o perfume de toda flor, sagradas são as árvores transmissoras de paz e purificadoras do ar.
O tempo profano, por sua vez, é o tempo do cotidiano, sem sentido, onde ocorrem atos privados de significados religiosos. ... Quando ocorre isto, este tempo passa a ser transfigurado, consagrado, comemorado e repetível infinitamente.
A magia, a religião são manifestações sociais dependente da crença, portanto, coletivas. Tendo em vista que Durkheim entende a religião como o fenômeno social e a percebe como um sistema, enfatiza que: “Os fenômenos religiosos ordenam-se naturalmente em duas categorias fundamentais: a crença e os ritos.
O conceito de secularização diz respeito ao processo de separação, ou gradual abandono, das formas tradicionais de estruturação social baseadas na religiosidade. A sociologia de Max Weber influenciou e ainda influencia profundamente grande parte do pensamento sociológico.
A palavra "laicização" tem um significado semelhante a "secularização", embora alguns autores utilizem a primeira para se referir sobretudo à questão jurídica, institucional e política da separação entre o Estado (um "Estado laico" significa um país ou nação com uma posição neutra no campo religioso) e as Igrejas e a ...
O termo “dessecularização” talvez possa se aplicar àqueles casos do mundo islâmico, mas não ao dos pentecostais do Brasil, por exemplo, que têm sido, em sua grande maioria, recrutados em grupos sociais com visões de mundo bem encantadas e nada seculares.
Entendendo secularização como perda da capacidade de influência social e cultural da religião para impor e regular crenças e práticas e, também, o aumento da capacidade das sociedades para guiar seu próprio destino, sem participação das instituições religiosas, isto é, a esfera humana ganhando autonomia em relação aos ...
O pluralismo religioso é um fenômeno da sociedade moderna que desafia o ser humano à viver de forma respeitosa com o diferente. É um novo paradigma que abre espaço às diversas cosmovisões religiosas, que por meio do diálogo e alteridade busca o entendimento, a paz e a tolerância entre os indivíduos.
Secularidade (qualidade ou característica de secular) é a condição de quem vive no século, isto é, entre as coisas do mundo e da vida. Opõe-se ao estado religioso, próprio dos que fizeram votos. ... Secularismo, segundo ele, implica restringir a religião ao espaço privado exclusivamente.