crossorigin="anonymous">
Na Antiguidade, os gregos, entretanto, mais evoluídos, visavam ao desenvolvimento físico e moral do homem. ... Nesse período, as práticas corporais visava o aspecto somático, harmonia de formas, musculatura saliente, sem exagero, de onde surgiram os atletas de porte esbelto.
Os homens primitivos utilizavam os movimentos corporais para atacar e conseguir dominar a presa para a sua alimentação, para se defender dos perigos e até para dominar os seus inimigos. Além disso, utilizava movimentos para se defender de todas as situações adversas que colocava em risco a sua sobrevivência.
"A importância das manifestações próprias referentes às práticas corporais deve ser destacada. De fato, para a realização de qualquer prática corporal, não é necessário a realização de nada além da atividade física em si. ... Todas as práticas corporais podem ser utilizadas para quaisquer finalidades.
Entende-se por práticas corporais alternativas (PCAs) as práticas corporais relacionadas ao movimento humano, cujo desenvolvimento acontece de 'forma' não convencional e/ou 'não tradicional', a exemplo do ioga, tai-chi-chuan, entre outros. ... Corpo e movimento.
Meditação, ioga, tai-chi-chuan, pilates, dança indiana... Há alguns anos, essas atividades entraram na moda e, ao contrário do que muitas pessoas previam, elas vieram para ficar.
Os exemplos deste tipo de ginástica são: pilates, yoga, a dança, massagem biodinâmica, etc. Os outros benefícios proporcionados por esta prática estão em ajudar a evitar doenças, assim como melhorar a postura e o bem-estar.
Há três elementos fundamentais comuns às práticas corporais: movimento corporal como elemento essencial; organização interna (de maior ou menor grau), pautada por uma lógica específica; e produto cultural vinculado com o lazer/entretenimento e/ ou o cuidado com o corpo e a saúde.
As Práticas Corporais Alternativas correspondem àquelas atividades corporais que não são tradicionais na nossa cultura, elas incluem as concepções orientais e ocidentais de práticas corporais e de saúde, representadas por atividades como relaxamento, autoconhecimento, massagem, técnicas respiratórias, etc.
Para que uma prática corporal seja considerada como esporte ela deve apresentar características próprias, relativas ao tipo de atividade realizada, às condições nas quais ela é realizada e à motivação do participante. ... O xadrez é considerado esporte mesmo utilizando somente o esforço cognitivo.
Resposta. Resposta: As práticas corporais de aventura são práticas normalmente feitas em um ambiente natural de modo que através dessas práticas há uma integração do praticante com a natureza de um modo geral.
Hoje a Educação Física compreende as práticas corporais alternativas como um complemento das praticas corporais convencionais, onde uma agrega valor e conhecimento á outra, construindo assim um corpo não apenas preparado fisicamente, más também psicologicamente, onde são consideradas fundamentais as atividades ...
A educação física tem um papel fundamental no desenvolvimento e difusão de práticas alternativas da cultura corporal, pois cada atleta pode ter sua preferência em relação a uma prática corporal.
Dessa forma, a Educação Física, age para nos apresentar diversas práticas corporais (exercícios físicos diferentes, esportes, etc), com o objetivo de desenvolver os nossos músculos. Um corpo forte e treinado é um corpo saudável, o que também favorece um certo equilíbrio com o meio ambiente ao redor.
São chamadas de atividades alternativas as ginásticas orientais (como Chi Kung, Tai Chi, Shiatsu), os esportes adaptados, as práticas tradicionais pouco praticadas (como peteca, corrida de toras, samba de roda) e até os esportes de aventura.