A palavra “páscoa” surgiu a partir do hebreu “pessach” (passagem), que segundo a história, marca a libertação do povo judeu escravizado no Egito para a Terra Prometida. Para os cristãos, a Páscoa significa a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida, ou seja, sua ressurreição.
A Páscoa Cristã é uma das festividades mais importantes para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus. A data é comemorada anualmente no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre no início da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hemisfério Sul).
O nome que a Bíblia Hebraica usa para denominar "páscoa" é pesah. Com a palavra pesah o texto bíblico quer significar duas coisas: o ritual ou celebração da primeira festa do antigo calendário bíblico (Ex 43,48); a vítima do sacrifício, isto é, o cordeiro pascal (Ex 12.
A quarta recorda os Profetas que anunciaram a chegada do Salvador. O mais adequado é que todas as velas da coroa do Advento sejam roxas, com exceção de uma que pode ser rosa para lembrar o Domingo Gaudete.
O Terceiro Domingo do Advento ocorre no domingo entre os dias 11 de dezembro e 17 de dezembro, segundo a liturgia do Rito Romano da Igreja Católica, além da Comunhão Anglicana, Igrejas Luteranas e outras igrejas protestantes históricas no geral. ... Celebra-se a missa neste domingo com paramentos róseos ou roxos.
Tempos litúrgicos