A ranitidina diminui a acidez do estômago, mas não é a mais eficaz. "Em termos de potência, poderíamos substituir a ranitidina por famotidina ou cimetidina, que não estão com lotes contaminados. Se você quiser um efeito um pouco mais potente, deve ser usada a classe dos omeprazóis" recomenda Tomás Navarro.
Adultos: 150 a 300 mg, 2 a 3 vezes por dia, durante o tempo recomendado pelo médico, podendo ser tomado sob a forma de comprimidos ou xarope; Crianças: 2 a 4 mg/ Kg, duas vezes ao dia, não se devendo ultrapassar a dose de 300 mg ao dia. Normalmente, em crianças, a ranitidina é administrada sob a forma de xarope.
No dia 18 de agosto de 2020, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) suspende a comercialização, distribuição e uso do medicamento que contenha como ativo CLORIDRATO DE RANITIDINA. Essa suspensão foi adotada por risco de contaminação pela substância NITROSAMINA, impureza que tem potencial carcinogênico.
Maior parte das gastrites resultam de uma infecção causada pela Helicobacter pylori, que é uma bactéria que resiste à acidez do estômago. Nestes casos, o médico pode recomendar uma combinação de antibióticos como a claritromicina associada à amoxicilina ou ao metronidazol, durante 7 a 14 dias.
No tratamento da gastrite nervosa é aconselhado o uso de remédios anti-ácidos como o Pepsamar ou que diminuem a produção de acidez do estômago, como Omeprazol ou Pantoprazol, por exemplo, que devem ser recomendados pelo médico.
Mais comum entre as mulheres, a gastrite nervosa, também chamada de “dispepsia funcional”, tem causas emocionais, como a ansiedade, o medo, o estresse e a irritabilidade. Normalmente, uma gastrite é causada por alguma inflamação no estômago, que pode ter várias causas distintas.
6 principais sintomas de gastrite
Sintomas comuns
O tratamento para gastrite crônica é estabelecido pelo gastroenterologista e inclui o uso de medicamentos inibidores da produção de ácido como Omeprazol e Ranitidina, que irão formar uma camada protetora na parede do estômago, evitando que o suco gástrico cause inflamação e que leve ao surgimento de úlceras gástricas.