Medir o conteúdo drenado três vezes ao dia, sempre lavando as mãos antes e após o procedimento; Anotar a hora, data e o volume drenado; Apertar o dreno (parte sanfonada), e fechar a tampa com o dreno apertado; ABRIR O CLAMP (trava);
A recuperação da cirurgia de retirada da vesícula é simples, sem restrição de dieta ou de movimentos: o paciente pode andar pela casa, subir escadas e fazer caminhadas leves.
Como é o pós-operatório da cirurgia de vesícula O paciente, 12 horas após a cirurgia de vesícula, poderá sentir dor no abdômen ou no ombro, devido à irritação de um nervo que vai do abdômen até ao pescoço. Além disso, o paciente também poderá ter enjoos ou vômitos.
Refrigerantes nunca são indicados. Bebidas gaseificadas no pós-operatório precoce podem gerar desconforto local por distensão abdominal. Risco de complicações graves a cirurgia são pequenos.
Após a remoção da vesícula, o corpo fica sem um órgão para armazenar a bile, sendo assim, o fígado irá liberá-la diretamente no intestino delgado para digerir os alimentos.
Por que tomar Sais Biliares? O paciente que usa sais biliares pode se beneficiar muito na sua digestão e absorção destas vitaminas, mas não existe indicação formal para todos os pacientes usarem, sendo mais indicado para aqueles que desenvolvem síndrome pós colecistectomia.