As principais características do Simbolismo são elementos místicos e transcendentais, subjetividade, musicalidade e presença de figuras de linguagem como a sinestesia. Essas características do Simbolismo se referem a linguagem e ao estilo de escrita feitas pelos escritores simbolistas.
A poesia simbolista está repleta de misticismo e musicalidade, característica explorada, sobretudo, pelo uso das figuras de som (aliteração, assonância, onomatopeia e paronomásia) e ainda, pela escolha de temas como o amor, o tédio, a morte e a espiritualidade humana.
O Simbolismo foi um importante movimento literário do final do século XIX. ... Autores como Baudelaire, Rimbaud, Camilo Pessanha e Cruz e Souza são alguns dos escritores que produziram tal estética, com visões de mundo bastante pessimistas e uma linguagem marcada pela imprecisão e sugestão.
O Simbolismo foi um movimento literário. Surgido no final do século XIX, na França, o Simbolismo foi um movimento literário da poesia e também de outras artes. Era uma oposição ao naturalismo, ao realismo e ao positivismo da época.
O simbolismo é uma estética literária do século XIX que se opõe à objetividade parnasiana. ... Ao contrário dos parnasianos que defendiam o rigor formal do verso, os simbolistas buscavam uma poesia voltada a efeitos sonoros, com certa musicalidade. Assim, eram comuns figuras de linguagem como assonância e aliteração.
O simbolismo foi um movimento literário que surgiu no final do século XIX na França. Oposto ao racionalismo, materialismo e cientificismo, teve como principais características a valorização do eu, o subjetivismo, o pessimismo, o misticismo, o espiritualismo e a religiosidade.
Os escritores simbolistas buscavam compreender diversos aspectos da alma humana, compondo obras que exaltassem a realidade subjetiva. De tal modo, é notório nas obras simbolistas a fuga da realidade, característica manifestada por uma linguagem expressiva, imprecisa e vaga.
A musicalidade é uma das principais características relacionadas a linguagem do simbolismo. E para empregar o ritmo e musicalidade nas obras simbolistas, alguns recursos da linguagem faziam presente. Entre esses recursos estão algumas figuras de linguagem como a sinestesia, aliteração, onomatopeia e assonância.
O Simbolismo no Brasil (1893-1902) é representado, principalmente, pelos autores Cruz e Sousa (1861-1898) e Alphonsus de Guimaraens (1870-1921). Cruz e Sousa, um dos poucos autores negros do século XIX, é identificado pela sua profundidade filosófica, angústia metafísica e obsessão pela cor branca.
Os principais autores do Simbolismo brasileiro são Cruz e Souza, Alphonsus de Guimaraens, Augusto dos Anjos e Emiliano David Perneta.
Os poetas simbolistas acreditavam que a realidade era complexa demais para ser descrita de maneira objetiva, como pretendiam os realistas e parnasianos. ... Assim, propunham o exercício da subjetividade contra a objetividade, retomando, de forma diferente, características românticas.
Misticismo e esoterismo: é a característica que representa que os poemas simbolistas mostram o que não pode ser compreendido pelo real, que eles negam a realidade e buscam o “eu” através do sonho, da fé e da transcendência; Subjetividade: a subjetividade do Simbolismo é sobre pessimismo e dor.
Romantismo (de 1836 a 1881); Realismo (de 1881 a 1893); Simbolismo (de 1893 a 1922); Modernismo (de 1922 a 1945);
Resposta. A única semelhança que vejo nessas escolas é a linguagem: no Parnasianismo, eles cultuavam a forma de escrever... ... No Simbolismo vemos a linguagem simbolizada pelas figuras de linguagem, como gradação, antítese.. Ambas escolas têm a preocupação na arte de escrever, mesmo com focos diferentes.
As principais características do Simbolismo: linguagem não clara com uso de substantivos abstratos e adjetivos; sinestesia; presença do misticismo e da religiosidade; palavras maiúsculas no meio do verso dos autores e o subjetivismo.
A estrutura dramática do teatro simbolista não costumava agradar aos eruditos. As peças não eram ideológicas, mas apresentavam um enfoque poético e não costumavam ter objetos decorativos. ... As ideias não eram materializadas, tudo era simbólico. Algumas peças contavam com personagens mais estereotipados.
Dentre os elementos que constituem a linguagem teatral estão: personagem, figurino, maquiagem, cenário, sonoplastia, iluminação e objetos de cena.