A área de um triângulo é a quantidade de plano que esse polígono ocupa no espaço onde é definido. Dessa forma, a área é um número que está relacionado à quantidade do plano ocupada pela figura geométrica. Quando maior a área da figura, maior o espaço que ela ocupa e vice-versa.
A área do triângulo pode ser calculada através das medidas da base e da altura da figura. Lembre-se que o triângulo é uma figura geométrica plana formada por três lados.
Exercícios sobre a área do triângulo
Para encontrar a área de um triângulo retângulo, basta dividir por 2 o resultado da multiplicação da base (b) pela altura (h). A área é sempre calculada em centímetro quadrado (cm²), metro quadrado (m²) ou quilômetro quadrado (Km²).
O teorema de Pitágoras afirma que, para qualquer triângulo retângulo com catetos de medida a e b e uma hipotenusa de comprimento c, a2 + b2 = c. Podemos usar essa equação para descobrir a altura de nosso triângulo equilátero.
Certifique-se de que haja um ângulo reto (90°) no triângulo. A presença desse ângulo em qualquer triângulo o torna um triângulo retângulo. Se os dois lados que criam o ângulo reto forem iguais, os outros ângulos são de 45° e a figura é um triângulo retângulo isósceles.
Em qualquer triângulo isósceles, os ângulos da base possuem a mesma medida, isto é, são congruentes.
Lados de um polígono regular Então a + b = c, e assim estes três comprimentos formam os lados de um triângulo retângulo.
De acordo com o teorema de Pitágoras, toda hipotenusa é constituída pela soma dos quadrados de cada cateto. Sendo assim, a fórmula mais conhecida para o cálculo da hipotenusa é a seguinte: a² + b² = c²
Podemos classificar o ângulo em agudo, reto, obtuso e raso, de acordo com as suas medidas. O ângulo agudo é aquele que mede menos do que 90º, já o ângulo reto mede igual a 90º. O ângulo raso (ou meia volta) mede igual a 180º. Por fim, o ângulo obtuso mede mais que 90º, só que menos do que 180º.
É um triângulo que possui um ângulo reto, isto é, um dos seus ângulos mede noventa graus, daí o nome triângulo retângulo. Como a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é igual a 180 graus, então os outros dois ângulos medem 90 graus.
Girando os triângulos e unindo um vértice de cada um, de modo que os ângulos α, β e θ tornem-se, dois a dois, adjacentes, temos um ângulo raso: Assim, a soma dos ângulos internos de um triângulo qualquer vale 180o.
A soma dos ângulos internos de um polígono é dada pela expressão: S = (n – 2 )*180º, onde n = número de lados. Para calcular o valor de cada ângulo é preciso dividir a soma dos ângulos internos pelo número de lados do polígono.
A medida de um ângulo é dada pela medida de sua abertura. A unidade padrão de medida de um ângulo é o grau, cujo símbolo é º. Tomando um ângulo raso ou de meia-volta e dividindo-o em 180 partes iguais, determinamos 180 ângulos de mesma medida.
A inclinação pode ser expressa como uma porcentagem, como resultado da relação entre a altura a vencer (h) e a distância da seção no plano horizontal (d) multiplicada por 100.
Para medir um ângulo, coloque seu vértice (a origem dos segmentos de reta) no centro do transferidor de modo que um dos segmentos de reta aponte para zero. Geralmente, há um ponto que indica o local onde essa origem deve ser colocada.