Informar o estado civil no currículo não é necessário, nem o nome dos pais, se tem filhos, documentos pessoais e endereço completo. Essas informações poderão ser solicitadas durante a entrevista de emprego, quando o recrutador solicitar conhecer a vida pessoal do candidato.
De forma geral, as informações que os recrutadores mais olham no currículo são “Objetivo profissional”,ou seja, o cargo que o profissional quer ocupar, “Resumo das qualificações”, que em poucos parágrafos deve explicar quem você é, e “Experiência profissional”, que relata seus cargos e empresas e também suas principais ...
7 segredos para deixar o seu currículo mais atraente
Defina o assunto do e-mail Para garantir que a finalidade do seu e-mail seja corretamente identificada, coloque a palavra “Currículo” ou “CV” antes do seu nome. Em seguida, insira o nome da vaga para qual você pretende se candidatar. Exemplo: CV José Santos - Vaga: Assistente Administrativo. Preste atenção nisso!
Como criar um currículo para mudar de área
Não precisa colocar endereço no currículo. ... Quando recrutadores olham um currículo, eles assumem que o candidato pode trabalhar naquela empresa. Portanto, você não perde nenhum ponto em deixar seu endereço de fora do currículo. Apesar disso, você pode escrever seu endereço no curriculum vitae se você quiser.
Embora haja controvérsias sobre o tema até mesmo para profissionais e especialistas em RH, o ideal é não colocar informações pessoais, como número do RG e CPF ou até mesmo seu estado civil e sua religião.
Ao escrever o endereço, use vírgula entre o nome do logradouro e o número da casa ou edifício: Avenida Lins de Vasconcelos, 234; Avenida Paulista, 316, apartamento 13. Nos endereços de Brasília, não use vírgula entre a indicação da quadra ou do setor e o número: SQS 310, bloco C, ap. 407; SCLN 208, bloco C, loja 5.
De acordo com Marcelo Beltrame, gerente da consultoria Michael Page, no documento não podem faltar nome completo, bairro de residência, e-mail e telefone.
E se não puder evitar? Se o currículo exigir a sigla, que em sua área é mais reconhecida do que sua tradução, simplesmente coloque o significado em parênteses, o que facilitará a compreensão para quem não é da área ou tem dificuldades em traduzi-la.
O nome do arquivo do seu currículo interfere na hora que você manda para o recrutador?
Embora não seja obrigatório assinar nem colocar data no currículo (as datas devem constar no histórico profissional), a assinatura serve como autenticação e a data será útil em caso de revisão; Não anexe cartas de referência ou nomes de pessoas que podem fornecer informações a seu respeito (a menos que seja pedido).
Nenhum dado no currículo é obrigatório, por não se tratar de um documento com um formato oficialmente definido. Portanto, a resposta é: não, você não precisa colocar idade no currículo. Você pode colocar, mas não precisa.
Toda frase terminada precisa de um ponto final. Já pontos de exclamação e interrogação devem ser evitados nos currículos. Uma boa dica para evitar erros de pontuação é sempre ler em voz alta, pausadamente, e verificar se todas as frase estão fazendo sentido.
Para colocar trabalho informal como autônomo no currículo, utilize o seguinte formato na hora de citar as suas experiências profissionais. Vamos utilizar como exemplo um profissional que trabalhou como autônomo realizando conserto de smartphones.
De acordo com a especialista, é consenso no mercado que o trabalho informal também pode dar força extra ao currículo. “Para muitas vagas, o recrutador não analisa apenas os aspectos sobre a formação e os conhecimentos do candidato, mas também o tempo fora do mercado e a permanência em determinada função”, diz.
De acordo com a especialista em recolocação e carreira Taís Targa, trabalhos como bicos em obras e serviços para familiares ou amigos, por exemplo, sem registro em carteira, devem ser colocados no currículo.
Trabalho como autônomo A especialista aconselha acrescentar a experiência de autônomo no currículo, pois toda informação profissional é válida. “Não é porque não se trata de um emprego formal que esse dado deixará de ser valorizado pelo profissional de RH que fará a seleção”, comenta.
Como citar o trabalho autônomo no currículo
Como colocar no currículo experiência profissional não comprovada sem carteira de trabalho
O currículo de quem trabalha com Vendas deve conter obrigatoriamente as seguintes informações:
O vendedor é um comunicador com um olhar direcionado aos seus clientes, as suas necessidades e tendências. Este profissional realiza o atendimento direto ao consumidor, negocia os preços de uma mercadoria, os prazo, as condições de pagamento e os descontos dessa venda.
Está sob as responsabilidades de um Vendedor de Loja recepcionar e atender o cliente que entra na loja, negociar prazos e condições de pagamentos, além de possíveis descontos ou pacotes promocionais que podem ser oferecidos, vender o produto certo ao cliente certo e no tempo certo, utilizando o material promocional ...
O Balconista é o profissional responsável atuar com atendimento e venda de mercadorias a partir de um balcão de atendimento. Um Balconista visa conhecer todos os produtos com os quais irão trabalhar antes de atender seus clientes.