A limpeza preparatória (LP) é realizada pouco antes da primeira cirurgia do dia, com pano embebido em álcool a 70%, para remoção de partículas de poeira de mobiliários, equipamentos e superfícies horizontais da SO e, se necessário, deve acompanhar a limpeza do piso pelo serviço de Higienização(11).
Frequência que deverá ser realizada a limpeza concorrente:
7 Tipos de Higienização Fundamentais para Limpeza Hospitalar
Conheça abaixo os 7 tipos de higienização no setor hospitalar:
Assim, sua empresa pode investir mais nesses itens, que não podem faltar e que são considerados importantíssimos para preservar e zelar pela saúde de muitos pacientes.
As três técnicas mais freqüentes numa limpeza de rotina são: varredura úmida (remover possíveis detritos do solo), ensaboar (remover toda a sujeira) e enxaguar/secar (remover o detergente). Depois dessa etapa, vem a desinfecção com hipoclorito de sódio.
Para a higienização é necessário colocar desinfetante ou detergente hospitalar no piso e em seguida esfregar o produto com a máquina. Esta limpeza é feita diariamente e é sempre feita antes da utilização do quarto ou qualquer outro ambiente hospitalar.
Hipoclorito de Sódio – Diluição (2) Se voce tem V litros de uma solução a 3% de NaClO basta acrescentar a esse volume 2 V litros de água. Isso é válido para qualquer unidade de volume, seja ml, seja litro, etc.
Desinfectar superfícies Para desinfectar superfícies e eliminar vírus e bactérias, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomenda misturar 4 colheres de chá de hipoclorito de sódio (equivalente a 1 colher de sopa), por cada litro de água a utilizar.
Desinfetante hospitalar à base de Hipoclorito de Sódio, com 1% de Cloro ativo, indicado para superfícies fixas em geral e artigos não críticos, tais como pisos, paredes, azulejos, ralos, lixeiras e mobiliário.
Para retirar o lodo, escove as paredes e lave o reservatório com jatos d'água. Depois de limpa, encha a caixa d'água com: 1 litro de Água Sanitária mais 1000 litros de água ou 1 copo (400ml) de Hipoclorito de Sódio mais 1000 litros de água. Deixe desinfetar por 2 horas.
A quantidade de cloro a ser adicionada na piscina é, em geral, 4 gramas para cada 1000 litros de água. Devemos colocar esta quantia de cloro na piscina todos os dias até que ela se estabeleça com um teor de cloro livre entre 1 e 3 ppm.
Tabela para Cloração de Cisternas e Caixas d'água