Evolução do telefone no século XX 1965 – No ano de 1965, foi criado o primeiro modelo “flip” de telefone. Nele, ainda não existiam botões e também era necessário girar o anel para discar. 1970 – Surgem os telefones fixos com botões para fazer as ligações.
Desde que foi criado em 1973 por Martin Cooper, o celular tem evoluído aos trancos e barrancos. Nos primeiros anos, os equipamentos pesavam muito e eram enormes, além de custarem gritantes US$ 4 mil. Hoje em dia, praticamente qualquer um pode ter um aparelho de baixo custo, pesando menos de 0,5 kg e menor do que a mão.
Martin Cooper
O maior impacto dos celulares na vida humana é a facilidade de comunicação que nos oferece. Obviamente nos últimos anos, os celulares se tornaram um refúgio com milhares de pequenos aplicativos que trariam horas de diversão ao utilizador assim como outras utilidades que nos iriam facilitar a vida.
Os telefones celulares de hoje são, na realidade, potentes microcomputadores conectados. Eles nos permitem realizar nosso trabalho ou estudo fora do escritório, nos entretêm e nos ajudar a estar em contato com dezenas ou mesmo milhares de pessoas através de redes sociais e aplicativos de comunicação.
No início, o celular só podia ser usado em veículos devido ao seu tamanho, depois reduzido a uma unidade portátil e, finalmente, ao tamanho de bolso que usamos hoje. O sistema celular foi criado para atender a demanda de comunicação móvel dentro de um espectro limitado de radiofrequência.
Resposta. Resposta: Telefonia celular 1940 e internet 1990. Melhorou a forma de comunicação, permitiu contato com pessoas distantes e varias outras coisas.
Resposta. Em 3 de abril de 1973, liderado por Martin Cooper, a Motorola apresentou e fez a primeira ligação de um telefone celular, com o DynaTAC 8000, que só chegou a ser comercializado em 1983.
Desde simples controle financeiro pessoal, passando por jogos para matar o tempo em filas, até aplicativos para ajudar a saúde física e mental. Acessibilidade: a tecnologia mais barata e prática permite que pessoas com algum tipo de deficiência possam aproveitar experiências que antes eram complicadas.
Algumas pessoas frequentemente organizam seus afazeres diários profissionais e pessoais com auxílio desse aparelho.
Além de problemas psicológicos, usar celular por um longo tempo pode trazer algumas alterações físicas. Ficar com o pescoço para frente e inclinado para baixo, podem alterar os contornos do rosto e proporcionar a perda de elasticidade. Isso pode aumentar a probabilidade de criar rugas e papadas (gordura no queixo).
Resposta
Estar sempre contactável – Aquilo que é uma grande vantagem, também pode ser uma grande chatice! Embora sejam radiações em níveis reduzidos, o uso prolongado do telemóvel pode assim causar dores de cabeça, lesões auditivas e até atrasos no desenvolvimento cerebral das crianças. ...
Quando utilizados da maneira correta, os celulares em sala de aula têm o poder de melhorar sobremaneira a motivação e o nível de aprendizagem dos alunos. Além disso, possuem a grande vantagem de serem ótimas ferramentas de apoio ao professor.
A piora na aprendizagem associada à utilização intensa de smartphones leva a uma queda significativa dos alunos em um ranking que a FGV elabora para classificá-los —considerando suas notas, mas também fatores como o grau de dificuldade das provas.
Como aproveitar o celular em sala de aula?
O uso dos telefones celulares pelos meus alunos favorece sua aprendizagem permitindo práticas, dinâmicas e atividades que seriam inviáveis sem eles. Além disso, o uso dos celulares melhora a produtividade da aula permitindo ganhos de tempo e qualidade da aprendizagem.
Art. 2º Fica vedado o uso de aparelhos portáteis sem fins educacionais, tais como celulares, jogos eletrônicos e tocadores de MP3, nas salas de aula ou em quaisquer outros locais em que estejam sendo desenvolvidas atividades educacionais nos níveis de ensino fundamental, médio e superior nas escolas públicas no País.
Por isso listamos 5 maneiras que o celular pode te auxiliar nos estudos.
O professor pode propor algum tema ou desafio para que os alunos criem conteúdo audiovisual e apresentem o resultado nas aulas seguintes, discutindo tanto o contexto social, histórico ou político do que foi fotografado ou filmado, quanto para analisar a forma como esse registro foi realizado.
O uso de celular na escola proporciona ao aluno o protagonismo de seu aprendizado. Os aplicativos e softwares possibilitam a pesquisa e coleta de dados, além da informação em tempo real. E isso pode ajudá-lo a ter mais interesse pelos estudos.
Porque ter acesso fácil ao celular faz com o que aluno tenha mais chance de distração, o que pode levar a notas mais baixas; adolescentes ainda não têm maturidade para usar nos momentos apropriados; em ambientes liberados, é muito difícil para o professor monitorar a sala toda; a distração do smartphone é muito pior do ...
Para Vinícius Melo, o celular hoje em dia pode servir como um excelente apoio na hora de estudar, pois serve como suporte na hora de organizar os estudos e revisões, assim como: Controlar o tempo; fornecer uma maneira ágil de assistir aulas no transporte público; e até mesmo para a leitura em geral.
A seguir, listamos cinco formas de usar as redes sociais como aliada da aprendizagem e alguns cuidados a serem tomados:
Telefone celular ou telemóvel é um aparelho de comunicação por ondas eletromagnéticas que permite a transmissão bidirecional de voz e dados utilizáveis em uma área geográfica que se encontra dividida em células (de onde provém a nomenclatura celular), cada uma delas servida por um transmissor/receptor.
Em tradução literal, smartphone significa "telefone inteligente", então deu para perceber que esses aparelhos podem ir além daquele celular mais simples, que serve basicamente para fazer ligações e enviar mensagens de texto.