Resumo das características gerais dos urodelos: - Os anfíbios urodelos possuem corpo com formato alongado. - Possuem cauda.
Anuros são desprovidos de cauda e possuem dois pares de patas (ex: sapos, rãs e pererecas); os urodelos possuem cauda e dois pares de patas (ex: salamandras); os ápodes são desprovidos de patas (ex: cobra-cega ou cecília).
À ordem Anura pertencem os sapos, as rãs, as pererecas e os carrascos. Fazem parte dessa ordem os anfíbios sem cauda, com pernas traseiras alongadas, normalmente modificadas para locomoção por saltos. Na classe Caudata, encontram-se as salamandras e os tritões, que são anfíbios com quatro membros e com cauda longa.
"Não há remédio para afastar as pererecas. A leitora tem de perder o medo ou se adaptar à situação", diz. Uma das soluções pode ser a instalação de telas em portas e janelas. "Mas aranhas e escorpiões continuarão entrando e não terão predadores.
As pererecas vivem em áreas úmidas e com vegetação. Em alguns lugares do país, às vezes podem ser encontradas dentro das residências. Ao contrário das rãs, que costumam viver em lagoas, as pererecas geralmente habitam em árvores.
Alimentação das pererecas Estes anfíbios alimentam-se principalmente de pequenos invertebrados, como insetos e aranhas. Possuem ventosas na ponta dos dedos, permitindo andarem em diversas superfícies, e vivem sempre em ambientes úmidos.
A alimentação dos adultos é quase exclusivamente carnívora e inclui desde pequenos moluscos, artrópodes e vertebrados até mamíferos. Reprodução: Utiliza-se de lagoas permanentes e temporárias. A reprodução acontece o ano todo. É, por isso, uma das poucas espécies que se reproduzem durante o inverno.