Echinodermata
Os equinodermos (filo Echinodermata) são animais invertebrados e exclusivamente marinhos. O seu corpo é organizado, geralmente, em cinco partes simétricas que se distribuem na forma dos raios de uma circunferência.
Certas estrelas-do-mar levam os alimentos até a boca, que fica na parte inferior do corpo.
Animal invertebrado pertencente ao filo equinodermo. Apresenta um sistema ambulacrário, é carnívora e com capacidade de regeneração. Palavra-chave: asteróides, pés ambulacrários, placa madrepórica, braços.
Basicamente, existem quase 2000 espécies diferentes de estrelas-do-mar, no entanto a maioria dessas espécies são encontradas nas zonas Indo-Pacíficas e tropicais. Porém, o fato da maioria morar em águas tropicais, não significa também que você não consiga encontrar outras em águas mais frias e temperadas.
Para se ter uma estrela do mar no aquário é preciso que este contenha rochas e um substrato fino de areia, pois é nestes colocais que ela vai se esconder durante o dia, porque tem hábitos noturnos.
Lontras-marinhas e aves marinhas As estrelas-do-mar costumam usar os braços com ventosas para se fixarem às rochas em busca de presas, onde esperam imóveis durante semanas. Se a rocha não estiver devidamente escondida, elas podem ser devoradas por lontras-marinhas ou aves famintas.
As estrelas-do-mar estão incluídas no subfilo Asterozoa, as características incluem um corpo achatado, em forma de estrela, como adultos, que consiste de um disco central e vários braços irradiando.
Uma estrela-do-mar não tem cérebro, olhos, nariz, ouvidos ou mãos. Ainda assim, consegue perceber o ambiente ao seu redor -luz, temperatura e cheiro. ... Mas, quando uma estrela-do-mar quebra uma parte de seu corpo, muitas vezes ela é capaz de regenerar essa parte. Ou até mesmo pode surgir, dali, uma nova estrela-do-mar!
As estrelas-do-mar regeneram porções do disco e braços perdidos, desde que um pedaço do disco central esteja presente; um braço isolado não tem essa capacidade e acaba por morrer, com excepção das espécies do género Linckia, que podem regenerar um indivíduo completo a partir de um só braço.
As estrelas-do-mar podem viver em regiões rasas do mar ou em áreas bem profundas, de uns 6.
ostras
As estrelas do mar respiram através das pápulas, onde seu oxigênio é obtido através da água. No momento que tiramos a estrela da água elas são intoxicadas por dióxido de carbono, fazendo com que a estrela desenvolva uma embolia, podendo a levar à morte entre 3 e 5 minutos.
Uma estrela-do-mar não tem cérebro, olhos, nariz, ouvidos ou mãos. Ainda assim, consegue perceber o ambiente ao seu redor -luz, temperatura e cheiro. ... Mas, quando uma estrela-do-mar quebra uma parte de seu corpo, muitas vezes ela é capaz de regenerar essa parte. Ou até mesmo pode surgir, dali, uma nova estrela-do-mar!
A classe Asteroidea pertence ao filo Echinodermata. ... As estrelas-do-mar estão incluídas no subfilo Asterozoa, as características incluem um corpo achatado, em forma de estrela, como adultos, que consiste de um disco central e vários braços irradiando.
Regeneração. Quando a cauda de uma lagartixa é cortada, em poucos dias cresce uma nova cauda, regenerando-se. ... Se o disco central estiver intacto, há espécies de estrela-do-mar que conseguem se locomover e se alimentar com apenas um dos braços, enquanto ocorre o processo de regeneração através de divisões celulares.