O desvio à esquerda pode ser defnido como aumento de neu tróflos não segmentados ou imaturos (mielócitos, metamielócitos e bastões) no sangue periférico. Está associado principalmente a infec- ções bacterianas, quando há consumo de neutróflos, de modo que a medula óssea é estimulada a liberar células imaturas.
A neutrofilia pode estar relacionada ao chamado “desvio à esquerda”, situação em que há aumento de células imaturas granulocíticas como mielócitos e metamielócitos, ou uma concentração de bastonetes maior que 10% da concentração dos netrófilos segmentados.
O desvio à direita é presença de neutrófilos velhos no sangue, identificados com núcleo anormal. ... Estas células, consideradas envelhecidas, geralmente não são mais tão eficazes, por isso a presença desses neutrófilos chamados de "idosos" ou hipersegmentados também não é considerada de bom prognóstico.
Aparecimento de células jovens, de núcleo pouco ou nada segmentado, chamado desvio nuclear de neutrófilos à esquerda ou DNNE; Aparecimento de células velhas, com núcleo hipersegmentado, chamado desvio nuclear de neutrófilos à direita ou DNND.
Saiba como é feito seu tratamento aqui.