Resposta: São dois os movimentos de transformação da crosta, devido à tectônica de placas. Os movimentos orogenéticos são aqueles que ocorrem horizontalmente pelo movimento das placas tectônicas e os e os epirogeneticos ocorrem verticalmente.
Orogênese e Epirogênese – ou, simplesmente, orogenia e epirogenia – são tipos de classificação dos movimentos tectônicos. ... Os resultados dos movimentos orogênicos são a formação de grandes cadeias de montanhas e cordilheiras, uma vez que o encontro entre as placas provoca o soerguimento do relevo terrestre.
Os movimentos orogenéticos são aqueles que ocorrem horizontalmente pelo movimento das placas tectônicas. Pode ocorrer neste caso um movimento de afastamento das placas denominado movimento divergente ou um movimento de aproximação ou um choque de placas caracterizando um movimento convergente.
Tem mais depois da publicidade ;) A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno de si mesma, circulando ao redor do seu eixo imaginário central durante um período aproximado de 24 horas, com uma velocidade de 1.
Se o movimento de rotação não existisse, não seria possível haver vida no nosso planeta. Teríamos um longo dia de seis meses e uma noite com a mesma duração por causa do movimento de translação. Os dias apresentariam temperaturas muito elevadas, impossíveis para qualquer ser vivo resistir.
Resposta: A alteração do nível dos oceanos, mares e lagos conforme as fases lunares é consequência dos movimentos da Lua. Explicação: Isso se dá por causa da força gravitacional da Lua e do Sol, capaz de puxar as coisas, podendo até esticar um pouquinho nosso corpo, a um nível imperceptível.
A "Lua tem rotação sim, só que o período em que ela gira em torno de si mesma leva o mesmo tempo do movimento de translação em torno da Terra", explica a astrônoma astrônoma da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Thaisa Storchi Bergmann.
O satélite está sempre rodando e faz dois movimentos: gira ao redor da Terra, acompanhando o movimento de translação ao redor do Sol (no chamado movimento de translação da Lua), e em torno de si (movimento de rotação).