A fototerapia é utilizada desde a antiguidade e apresenta ótimos resultados. São realizadas duas a três sessões por semana até a melhora das lesões.
A fototerapia é uma das opções para quem sofre de psoríase ou vitiligo. O tratamento é feito com um aparelho que emite raios ultravioletas na pele. O tempo de permanência no aparelho varia de acordo com o tipo de pele. Existem outros tratamentos, além da fototerapia.
A fototerapia com luz de LED, também é conhecida como laser-lift. Trata-se de um procedimento terapêutico de alta tecnologia e não invasivo, com o principal objetivo o rejuvenescimento facial, sem causar nenhum dano à pele.
O termo Fotobiomodulação (também conhecido como Fototerapia) é usado para abordar de forma mais abrangente a ação da luz com objetivos terapêuticos, cujo efeito pode ser bioestimular ou bioinibir. A bioinibição acontece quando ocorre o excesso de degradação de fibras de colágeno e outras biomoléculas na pele.
A diferença básica entre o Laser e o LED está na formação da luz. Enquanto o laser é caracterizado por uma coloração pura e bem definida, o LED pode apresentar diferente tons de cores de uma vez só.
É ideal para tratamentos estéticos. O Led Âmbar objetiva espessamento homogêneo não-térmico das fibras adensadas e estímulo à síntese de colágeno e elastina, auxiliando na prevenção à inflamação.
Quando aplicado sobre a pele, o LED atua em nível celular, ativando alguns fotorreceptores das células e promovendo um aumento do metabolismo celular, através de reações fotoquímicas causadas pela penetração da luz nos tecidos cutâneos.