FACE OCLUSAL -Apresenta quatro cúspides: Duas vestibulares (Mésio-vestibular e Disto-vestibular) e Duas linguais (Mésio-lingual e Disto-lingual) - O volume das cúspides: Mésio-lingual > Mésio-vestibular > Disto-vestibular > Disto-lingual - Presença de dois sulcos principais: Sulco Mésio-distal e Sulco Vestíbulo-lingual ...
Os primeiros molares inferiores são maiores que quaisquer outros dentes inferiores. Possuem cinco cúspides bem desenvolvidas: duas vestibulares, duas linguais e uma distal, assim como duas raízes também bem desenvolvidas, uma mesial e outra distal.
A maior cúspide desse dente é a mesiolingual, seguida da mesiovestibular, distovestibular e a menor é a distolingual. O dente apresenta um bulbo radicular que se divide em três raízes, duas vestibulares e uma lingual. A raiz lingual é cônica e se inclina para lingual.
O tubérculo de Carabelli é uma pequena cúspide acessória que se forma em alguns primeiros molares superiores permanentes. Ocorre na face do dente voltada para o interior da boca, na cúspide mesiopalatina e, se presente, pode parecer uma saliência extra no dente.
Os adultos têm mais dentes do que as crianças; a maioria dos adultos possui 32 dentes. Dentre esses dentes, há 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares (incluindo 4 dentes do siso). A maioria das pessoas tem o conjunto completo de dentes adultos assim que atingem a adolescência.
Os dentes são numerados de 1 a 32; começando superiormente da direita para a esquerda, e em seguida inferiormente, também da direita para a esquerda.