Significado de Tudo pronome indefinido A maior quantidade possível de coisas, seres ou pessoas: ele perdeu tudo o que tinha; o dinheiro para ele era tudo. O estado de ser completo, inteiro; condição do que se apresenta na sua totalidade: preciso buscar tudo em casa! ... Etimologia (origem da palavra tudo).
O termo “a cima”, escrito separado, é sinônimo de “para cima” e antônimo de “de baixo” ou “para baixo” e não leva crase. Ele significa que algo está no alto ou no topo, sendo formado pela preposição “a” mais o substantivo “cima”. Exemplos: Fiquei muito nervosa pois quando entrei na sala ela me olhou de baixo a cima.
Acima, escrito junto, é empregada para demonstrar que algo está em posição superior, em situação de maior importância ou em local mais elevado. Ela também é usada como uma interjeição de significado equivalente ao termo avante. Acima de tudo, ele deseja encontrar seu grande amor!
Para quem sustenta o discurso, estar acima da média é alcançar o que ele considera valioso. Para o entusiasta do sucesso, você só está fora da curva normal se for bilionário, famoso ou bem-sucedido — dentro de sua visão bem específica de sucesso.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) A palavra “encima”, escrita junta, é uma conjugação do verbo “encimar”, que significa “colocar sobre”, “colocar em cima de”, “alçar” ou “elevar”. O termo “em cima”, escrito separadamente, é uma locução adverbial usada para indicar a posição de algo ou de alguém.
Tem mais depois da publicidade ;) Embaixo, escrito junto, é um advérbio de lugar e significa que algo está em uma posição inferior. Isso quer dizer que pode ser substituído pelo seu oposto, o advérbio em cima, que sempre é escrito separado.
Há algumas palavras ou expressões que levam à dúvida acerca de sua grafia. Esse é o caso do advérbio “embaixo” e da preposição e adjetivo “em baixo”. O uso mais comum que se faz de “embaixo” é como advérbio de lugar. Nesse caso, a grafia correta é embaixo, ou seja, junto.
adjetivo Num lugar mais acima; mais alto: degrau superior. Que atinge o grau máximo; elevado: temperatura superior à normal. [Figurado] Que ultrapassa os demais em algo específico: talento superior.