EQST

Qual Era O Principal Objetivo Dos Portugueses Na Expanso Martima?

Qual era o principal objetivo dos portugueses na expansão marítima?

Iniciando o processo de conquistas pelos mares, os portugueses no ano de 1415 dominaram Ceuta, considerada primeira conquista dos europeus durante a Expansão Marítima. O principal objetivo que os navegadores portugueses desejavam alcançar era dar a volta no continente africano, ou seja, realizar o périplo africano.

Qual era o principal objetivo dos portugueses ao estabelecerem domínios coloniais na África?

Em princípio estabeleceram comércio com os povos da região. Os interesses portugueses nesse momento eram principalmente encontrar uma nova rota para as Índias e produtos rentáveis para o mercado europeu. ... Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, tornam-se territórios portugueses até a sua independência no século XX.

Qual objetivo dos portugueses em povoar e controlar a rota do litoral brasileiro?

Resposta. O objetivo era contornar o continente africano, primeiro pelo oceano Atlântico e depois pelo Índico, para chegarem às Índias. ... Depois, gradativamente os portugueses foram conquistando ilhas e pontos do litoral africano, em direção ao sul.

Qual o objetivo inicial dos portugueses com os povos indígenas?

As principais realizações portuguesas, utilizando a mão de obra indígena escravizada, foram: nomear algumas localidades no litoral, confirmar a existência do pau-brasil e construir algumas feitorias.

Qual era o interesse dos europeus em dominar a população indígena?

Resposta. Explicação: Pegar seus bens naturais.

Quais foram as consequências do contato dos índios com os europeus?

O processo de colonização levou à extinção de muitas sociedades indígenas que viviam no território dominado, seja por meio das guerras, seja em consequência do contágio por doenças trazidas dos países distantes como a gripe, o sarampo e a varíola, que vitimaram, muitas vezes, sociedades indígenas inteiras, em razão dos ...

Qual povo indígena que teve o primeiro contato com os portugueses?

Os tupis e os jês.