Frase é um enunciado de sentido completo e pode ser formada por uma ou mais palavras; oração é uma frase que contenha um verbo (ou locução verbal); e período é uma frase formada por uma ou mais orações, podendo então ser simples ou composto.
Na ordem direta, o sujeito é disposto na oração antes do predicado. Observe os exemplos: As mães preocupam-se muito com os filhos. Os perfumes me dão alergias no pescoço.
É todo elemento que concorda com o verbo do predicado em número e pessoa constituído por sintagma nominal. Para encontrá-lo, pergunte ao verbo. Três carros novos bateram na estrada. O quê “bateram” na estrada?
Em português, predomina a ordem direta (sujeito + verbo + objeto direto + objeto indireto; ou sujeito + verbo + predicado). ... A ordem inversa apresenta os termos da oração sem seguir a ordem de colocação dos termos da ordem direta. Ex. Descontraídos, alegres e peraltas, os garotos estão na sala.
O sujeito pode ocupar diferentes posições no interior das orações, aparecendo antes, após ou no interior do predicado. ... O sujeito é aquele que realiza ou recebe a ação, e o predicado comporta o verbo, informando a ação realizada ou recebida pelo sujeito.
Posição do sujeito na oração Na ordem direta: o sujeito aparece antes do predicado. brincavam despreocupadas. Na Ordem Inversa: o sujeito aparece depois do predicado. as crianças.
2. Oração. Frases que possuam sentido completo e verbo (ou locução verbal) são consideradas orações. Uma frase pode conter uma ou mais orações, a depender do número de verbos e que possua.