1 par
Os principais representantes dos quilópodes são as lacraias e as centopeias. Esses animais apresentam um par de antenas e o corpo dividido em anéis, sendo que de cada anel sai um par de patas. Alguns quilópodes podem apresentar até duzentos pares de patas.
A maioria dos diplópodes possui 30 pares de pernas ou mais e a maior parte dos segmentos corporais possui 2 pares. O corpo é cilíndrico ou discretamente achatado e a as antenas são curtas com sete artículos .
Outro fato curioso é que, embora algumas espécies tenham mais de 100 pernas, a maioria possui apenas 30, 42 ou 46 pernas – ou seja, 15, 21 ou 23 segmentos. As centopeias também são conhecidas por “lacraias”, palavra que surgiu a partir de al'aqrab, que, na língua árabe, significa “ferrão” ou “escorpião”.
Embora a reputação delas geralmente as diferencie, as baratas têm muito em comum com outros insetos. Seus corpos possuem três regiões principais: a cabeça, o tórax e o abdômen. Elas possuem três pares de pernas articuladas, um par de antenas e um exoesqueleto (em inglês) rígido.
Possuem um par de quelíceras, quatro pares de pernas, olhos simples e órgãos táteis e olfativos. Além disso, não possuem antenas nem mandíbulas. Os quelicerados são classificados em algumas classes, sendo a Arachnida uma delas. Nesta, escorpiões, aranhas, opiliões, ácaros e carrapatos são seus representantes.
Ao picar a pele das pessoas, os mosquitos podem transmitir diversas doenças. O mosquito tem um corpo macio e uma cobertura dura chamada exosqueleto. Possui duas asas estreitas, duas antenas e seis pernas longas. A fêmea normalmente tem na boca um elemento chamado probóscide, que parece um tubo comprido.
substantivo masculino Asa anterior, coriácea, de certos insetos (coleópteros, ortópteros), que protege, quando em repouso, a asa posterior, membranosa.
Os insetos são o único grupo de invertebrados conhecidos que desenvolveram a habilidade de voar. ... No entanto, insetos com voo indireto têm músculos que se ligam ao tórax, uma vez que as asas são extensões do exoesqueleto torácica, as deformações do tórax fazem as asas para se moverem também.
O surgimento das asas em insetos concedeu velocidade e agilidade no deslocamento para proteção e ataque. Com exceção das moscas, mosquitos e mutucas (Ordem Diptera), todos os insetos que apresentam asas têm o 2º par de asas membranosas.
A principal característica que concedeu esse grande sucesso adaptativo aos insetos é a sua capacidade de voo, que permite a esses animais fugir de predadores, buscar alimentos ou até mesmo procurar por condições ambientais que favoreçam sua sobrevivência.
Apesar de nervura apresentar diversos significados, na zoologia ela representa os padrões das veias que estão situadas nas asas dos insetos. Em adição com outras características, a nervura das asas é um princípio utilizado para categorizar os insetos em classificações científicas ou em taxonomias.
“Outra particularidade sobre o sangue dos insetos é que ele não corre dentro de um sistema de vasos pressurizados, como acontece com nós, humanos, mas percorre amplos espaços e banha os vários órgãos, que são delimitados por membranas bem finas”, afirma o entomologista (especialista em insetos) Sérgio Vanin, do ...
O ser humano, assim como qualquer animal, precisa do sangue para o transporte de várias substâncias, como o oxigênio, carboidratos, lipídios, proteínas e hormônios. O sangue também é um importante regulador da temperatura e pH corporal, que são extremamente importantes.
Resposta. as hemácias sanguíneas além de transportar nutrientes também transportam gases o O2 e CO2, o O2 é para ser feita a respiração celular, e o CO2 é o produto da respiração e será expelido para fora do corpo.