Para a construção de um raciocínio reflexivo sob essa ótica, são enfocados os princípios geográficos como instrumentos de análise referencial – extensão- localização, causalidade, analogia, conexidade e atividade – numa perspectiva de visão atual do espaço geográfico.
er um conjunto de informações matemáticas que permitem determinar as localizações de acidentes geográficos na superfície da Terra.
A Geografia tem como objetivo principal entender a dinâmica do espaço para auxiliar no planejamento das ações do homem sobre ele. Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nos diferentes lugares são imprescindíveis para a manutenção da vida em sociedade.
Na geografia, a paisagem natural é aquela que apresenta somente a natureza. Sendo assim, a paisagem natural não sofreu ação antrópica (interferência humana). Ou seja, a paisagem natural pode ser uma montanha, um deserto, um lago, uma floresta, dentre outros.
Paisagem cultural é toda a paisagem que foi modificada/influenciada pela ação humana. ... A paisagem cultural, diferente da paisagem natural, pode ser formada tanto por elementos naturais quanto por elementos culturais. Por exemplo, as paisagens culturais podem ser urbanas (nas cidades) ou rurais (no campo).
PAISAGEM É TUDO O QUE PODEMOS VER E PERCEBER NO ESPAÇO. EM ALGUMAS PAISAGENS PREDOMINAM ELEMENTOS NATURAIS. EM OUTRAS, PREDOMINAM ELEMENTOS CULTURAIS. OS ELEMENTOS NATURAIS SÃO FORMADOS PELA NATUREZA.
Paisagem, para a Geografia, significa duas coisas: tudo aquilo que os sentidos humanos (tato, audição, olfato, visão) podem captar. Tudo aquilo que sua visão consegue enxergar é uma paisagem, tudo aquilo que sua audição escuta é uma paisagem. Portanto, tudo que o ser humano consegue sentir é uma paisagem.
A paisagem modificada, humanizada ou artificial é aquela em que ocorreu a interferência humana. Também chamada de ambiente modificado, ela é perceptível uma vez que se distingue da paisagem (ou ambiente) natural, onde as ações humanas são irrisórias ou inexistentes.
A paisagem pode ser classificada em natural quando ela não sofreu interferência antrópica, ou seja, ela é nativa. A paisagem também pode ser chamada de cultural ou modificada quando ela sofre interferência de atividades humanas como construções, agricultura, mineração, dentre outras.
Quando dizemos que a paisagem é dinâmica estamos nos referindo às mudanças que o espaço geográfico sofre com o tempo. ... Existem também as mudanças no espaço geográfico que são causadas pelas forças da natureza, como o vento, atividades vulcânicas e tectônicas.
A natureza é dinâmica e está em constante transformação. ... A natureza passa por modificações, altera seus elementos, seu relevo, sua vegetação. Todas essas mudanças alteram o clima do planeta e renovam a vida.
Ela pode estar relacionada a ambientes estáticos, como um prédio ou uma montanha, e a ambientes dinâmicos, como os fluxos de carros ou o deslocamento de um grupo de pássaros. Assim, existem aquelas paisagens que revelam e predominam as transformações realizadas pela natureza, que são chamadas de paisagens naturais.