Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.
"O amor é paciente, o amor é benigno, não é invejoso; o amor não se ufana, não se ensoberbece, não é inconveniente, não procura o seu interesse, não se irrita, não suspeita mal; não se alegra com a injustiça, mas rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."
É o tipo de amor que uma esposa ou marido tem pelo cônjuge. “Para o bem ou para o mal”, eles escolheram ser fiéis e permanecer comprometidos um com o outro, e esse compromisso é de longa data. O amor é paciente também significa escolher amar a outra pessoa, mesmo quando você não sente vontade ou não é fácil.
“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Sabem porque o amor é sofredor? Porque ele suporta tudo pelo outro, porque ele é incapaz de machucar, porque ele é defesa , ele é cuidado, ele é silêncio em momento de ira, ele é remédio que cura dor e solidão, ele é aconchego, é abraço é ternura.
O amor é paciente e benigno, não arde em ciúmes; o amor não se ufana, não se ensoberbece; O amor não é rude nem egoísta, não se exaspera e não se ressente do mal. ... O amor não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade. Está sempre pronto para perdoar, crer, esperar e suportar o que vier.
A palavra chaiyah, vida em hebraico, aparece aproximadamente 260 vezes na Bíblia Hebraica. Como pode-se perceber essa palavra tem sentidos variados dependendo do contexto. Por isso quando você estiver fazendo uma exegese deve considerar todo o texto e não só a palavra que está sendo analisada.
O amor verdadeiro só poderá existir quando uma pessoa passar a reconhecer o outro por aquilo que ele realmente é e quando por livres escolhas optamos por ele. Ser capaz de um verdadeiro amor significa amadurecer, ter atitudes reais com o outro.
Quando você pode realmente compartilhar o seu verdadeiro eu com o seu parceiro, é quando sabe que vocês são compatíveis de verdade. Ser quem somos de verdade, sem máscaras, na frente de quem amamos, não tem preço. Não importa quão desconfortável ou confuso possa soar, se o seu parceiro te ama, ele sempre te entenderá.
O homem sempre espera viver uma vida longa e gratificante ao lado da esposa, pois ele dedica a maior parte do tempo para isso, então ele deseja e faz de tudo para que essa relação dure o resto de suas vidas.