O crescimento da planta pode ser direcionado ao estímulo ou contrário a ele. Quando o crescimento ocorre em direção ao estímulo, é denominado de tropismo positivo. Quando ocorre em sentido contrário, é considerado como tropismo negativo.
O “tropismo viral” é a capacidade de um vírus infectar especificamente determinadas células de um organismo vivo e não outras.
Em virologia, 'tropismo' significa a propensão que um vírus tem em infectar determinado tipo de célula ou tecido em especial.
O fenômeno responsável por esse movimento é o heliotropismo, que só ocorre na fase de crescimento da planta – ao florescer, ela não se mexe mais. O movimento ocorre porque o lado que não recebe luz cresce mais rápido do que o lado iluminado, inclinando o caule para a fonte de luz.
O fototropismo é um crescimento que a planta realiza no sentido ou em direção oposta à fonte luminosa.
Os fitormônios, como também são chamados os hormônios vegetais, são substâncias orgânicas atuantes nos diferentes órgãos das plantas: raiz, caule, folhas, flores e frutos, responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento do vegetal.