A Dama é um jogo de tabuleiro que tem uma longa história e é jogado em todo o mundo. Acredita-se que a Dama tenha sido criada na França no século XII, mas sua origem exata é desconhecida. No entanto, sabe-se que o jogo evoluiu a partir de outros jogos de tabuleiro antigos, como o Alquerque e o Xadrez.
O damista Douglas Diniz conquistou a medalha de bronze no Campeonato Mundial de 64 casas, realizado em Galatina, Itália. Esse foi o primeiro Mundial de 64 casas da história.
Como podemos notar, um tabuleiro de Xadrez, de dimensões 8 × 8, possui 32 casas de cada cor e duas casas diagonalmente opostas têm a mesma cor. Suponha que as duas casas removidas sejam ambas brancas.
Também em 1979, para embasar a nomeação de títulos de mestres aos damistas brasileiros, reuniram-se na cidade paulista de Piracicaba Roberto Telles de Souza (SP), Lélio Sarcedo (SP) e Nilton Waldemar Stock (RS) para a criação do Rating Brasileiro de Jogo de Damas. A elaboração técnica da primeira versão do rating nacional ficou sob a responsabilidade de Telles, árbitro nacional.
Ainda em 1967 foi organizado o primeiro campeonato nacional de 64 casas, cujo vencedor foi conhecido apenas no match desempate entre o capixaba José Carlos Rabelo e o paulista Humberto Olivarbo, que terminaram a competição empatados em primeiro lugar. Melhor para José Carlos Rabelo que venceu o match sagrando-se o primeiro campeão brasileiro de damas.
Em janeiro de 1996 foi lançada com direção de Lélio Sarcedo a primeira edição da revista “Domínio Central”, publicação de grande sucesso na público damístico em todo Brasil. Essa revista era recheada de material técnico e notícias do mundo da modalidade. A revista teve vinte e quatro edições e direciona tecnicamente muitos damistas até os dias de hoje.
Em 2007 Ana Paula Araújo Brito (SP) iniciou sua hegemonia, conquistando seu primeiro de quatro títulos consecutivos. Esse feito tornou a damista de Ribeirão Preto, SP, vinda de família damística, na maior campeã de jogo de damas do Brasil.
Devido a grande onda da imigração mundial no Brasil e pelo jogo de damas de 64 casas ser jogado em diferentes regras em muitos países do mundo, nos grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro, a damas era jogada em muitas regras pelos imigrantes aqui estabelecidos.
Mas nas terras egípcias não era visto como um jogo, mas como um instrumento para se fazer adivinhações místicas. Do Egito foi levado para a Grécia, o que contribuiu para o seu alcance em diferentes culturas, como os árabes.
Em meados dos anos 30, no Rio de Janeiro, o jogo de damas passou a ser jogado de forma organizada. Isso aproximadamente a partir de 1.935. Era o início do jogo de damas como esporte no Brasil. Era muito comum nessa época as competições serem disputadas em 100 casas.
A reformulação da regulamentação de competições (Codex) no Brasil em 2004 e o dinamismo da atualização do Rating Nacional nos anos que seguiram também foram aditivos que fizeram o jogo de damas crescer substancialmente em todos os estados brasileiros.
Desde a origem da Dama, o jogo de tabuleiro é considerado de complexidade média e para até 2 jogadores. Ele deve ser jogado em um tabuleiro com 64 casas, divididas igualmente em claras e escuras, dispostas alternadamente. O objetivo central desse jogo de tabuleiro é a captura e imobilização das peças do oponente.
Os Jogos Regionais proporcionaram a FPJD criar um rating com os damistas envolvidos na competição, sob comando de Edson Nogueira Duarte. O trabalho ganhou força e o surgimento da internet auxiliou na sua expansão para todo Brasil, reativando o Rating Nacional, que é considerado nos dias de hoje um dos melhores rating do mundo.
Em assembleia a Confederação Brasileira homologou o dia 09 de maio (dia do nascimento de Geraldino Izidoro) como o “dia do damista” no Brasil. Uma homenagem mais que justa ao pioneiro do desenvolvimento do jogo de damas.
No Brasil esse jogo de tabuleiro é jogado do modo de damas sem captura. As damas andam na diagonal e pousam em qualquer uma das casas vagas do tabuleiro, com movimentos para frente e para trás.
A década de 60 foi uma época de grande desenvolvimento para o jogo de damas. Na sequência da fundação da FPJD houve a fundação das Federações Mineira, Carioca, Gaúcha e Espirito-santense.
Lei da Quantidade: é obrigatório capturar o maior número possível de pedras. Lei da Qualidade: quando você tem duas opções para capturar o mesmo número de pedras, é obrigatório capturar a de maior qualidade, ou seja, a dama antes do peão.
Os historiadores rastrearam a sua origem para 1400 a.C. e dizem que sua popularidade era tão grande que foi jogado em todo o mundo ocidental por milhares de anos. Por volta de 1100 d.C., um francês teve a ideia de jogar Damas em um tabuleiro de xadrez. Isso significava expandir o número de peças para 12 de cada lado.
Na sociedade brasileira, especificamente, os autores apontam que o futebol ultrapassa a visão utilitarista de esporte das multidões, representando um estilo de vida do seu povo, com suas características peculiares, como: ludicidade, dinamismo, imprevisibilidade e intensidade, as quais são responsáveis por encantar a ...
Está comprovado que o futebol é um meio eficaz para melhorar ou manter a saúde e sua prática desde a infância permite desenvolver não só qualidades físicas senão que também psíquicas e morais. A seguir, um artigo publicado pela FIFA no qual mostra a importância da prática do futebol.
O futebol, também referido como futebol de campo, futebol de onze e, controversamente, futebol associado (em inglês: association football, football, soccer), é um desporto de equipe jogado entre dois times de 11 jogadores cada um e um árbitro que se ocupa da correta aplicação das normas.
Futebol é parte de nossa vida, quase tão profunda a ponto de ser inerentemente humana. Não à toa o filósofo francês Albert Camus disse uma vez que “tudo o que eu sei sobre os homens, aprendi com o futebol”.
O futebol seguiu sendo fundamental para a sociedade brasileira. Protagonista em mudanças políticas, econômicas, sociológicas e antropológicas. O que acontecia em campo e nas arquibancadas era influenciado pelos rumos do país, mas também ajudava a reger o caminho.
Os jogadores necessitam possuir uma elevada capacidade de velocidade e agilidade de movimentos, além de excelente domínio espaço-temporal, permitindo assim uma rápida aceleração e mudança de direção, em espaços reduzidos e compartilhados por adversários e companheiros de equipe.
Características Psicológicas – coragem, controle emocional, tranqüilidade, decisão, determinação e iniciativa. São responsáveis pela armação das jogadas. Devem deslocar-se constantemente, com ou sem bola. È importante ter na equipe sempre um jogador destro e um canhoto em cada ala.
Quando se leva a bola pela quadra de jogo, deve-se conduzir a bola sempre próxima ao corpo. Pode ser em linha reta ou com mudança de direção e com diferentes partes do pé.
Domínio- É a habilidade de recepcionar a bola. O objetivo é de recepcioná-la com as diversas partes do corpo. Controle - Controlar a bola é diferente de dominá-la. ... Condução - A condução é quando se leva a bola pela quadra de jogo.
Futsal no Brasil - Fundamentos o Passe no futsal: O passe só acontece quando há duas pessoas. ... Logo, o drible eficaz é aquele que provoca no outro o desequilíbrio. o Finta no futsal: Finta, ao contrário do drible, é realizada sem bola. Ainda que quem finta esteja sem bola, o faz com o objetivo de obtê-la.
O drible: é quique da bola no sol. Finta: É fingir, enganar o adversário com algum drible ou outro fundamento. Ex: Fingir q vai arremessar a bola, correr, tocar.