A pipeta volumétrica é um instrumento para transferir líquidos com precisão. Por isso deve-se usá-la quando for necessário transferir volumes exatos de líquidos ou soluções em um procedimento.
Para fazer a calibração, basta colocar água destilada em um frasco de Erlenmeyer, deixando descansar por alguns minutos e medindo a temperatura da água em seguida. Depois, coloque uma proveta na balança analítica para medição, com uma previsão de erro de um décimo de miligrama.
As pipetas classificadas como graduadas possuem uma escala para medir volumes variáveis; as volumétricas possuem apenas um traço final, para indicar um volume fixo e final, sendo suas medições mais rigorosas. Para sua utilização é necessário uma pró-pipeta ou pompete, um pipet-aid ou um macro-filler.
A limpeza da pipeta começa com essas três etapas simples:
Sempre segure a micropipeta na posição vertical durante o procedimento e armazene-a na posição vertical. Isso evita que líquidos escorram e contaminem o equipamento. Recomenda-se ejetar imediatamente a ponteira após o uso para impedir a entrada de aerossóis.
Limpeza de Materiais. · Deixar submerso em solução de água sanitária e detergente por no mínimo 30 minutos (o ideal é overnight). · Enxaguar por no mínimo 8 vezes em água corrente. · Enxaguar com água deionizada.
Devem ser seguidos os seguintes passos para a calibração das marcações do tubo centrífugo: o Efetuar a fixação do suporte para o instrumento na balança. o Realizar a tara deste suporte. o Derramar o volume de água existente no tubo centrífugo e realizar a secagem deste com insuflação de ar quente. o Fixar o tubo ...