crossorigin="anonymous">
Propriedades das substâncias iônicas: Apresentam alto ponto de fusão (PF) e ponto de ebulição (PE); ... O melhor solvente dessas substâncias é a água; • Conduzem corrente elétrica no estado líquido (fundido) e quando estão dissolvidas em água.
Resposta. É que as interações de atração entre os íons são as mais fortes (atração eletrostática), ficando naquele modelo sólido, com as partículas juntinhas, organizadas, sem movimentação.
Resposta. Quando substâncias iônicas são dissolvidas em água elas liberam íons que ficam completamente livres e essa liberdade dos íons possibilita a condução de eletricidade.
As ligações intermoleculares também são muito fortes, então a substância será dura e quebradiça, já que sua estrutura espacial reticular é do tipo cristalina iônica (configurada por uma rede de incontáveis repetições nas três direções, por exemplo, de Na+ e Cl- ligados entre si).
As substâncias iônicas são formadas por pelo menos uma ligação iônica, sendo que os principais ânions que as formam são: cloreto, carbonato, nitrato e sulfato.
Os compostos iônicos não conduzem corrente no estado sólido, pois nessa fase os elétrons estão firmemente ligados uns aos outros, mas conduzem na fase líquida ou em solução aquosa, quando os íons adquirem mobilidade. Algumas substâncias quando em meio aquoso são capazes de conduzir eletricidade.
Sempre um cátion e um ânion vão se atrair e formar um composto, uma vez que os opostos se atraem. Na ligação iônica, os elétrons são transferidos de um átomo para outro. As ligações iônicas são interações fortes (eletrostáticas) e formam retículos cristalinos.
Podemos afirmar que ligação covalente é caracterizada pelo compartilhamento de elétrons entre dois átomos. Esses átomos unidos podem formar moléculas ou sólidos covalentes. Esse compartilhamento ocorre devido à atração dos elétrons pelos núcleos vizinhos.
Ligação iônica será entre metal e ametal, onde o metal "doará" seu(s) elétrons para o ametal. Ligação covalente é entre ametais e ametal e hidrogênio, onde esse elementos "compartilharão" seus elétrons.
Na ligação iônica, um dos átomos é obrigatoriamente um metal, e o outro, um ametal ou o hidrogênio. Os princípios que fundamentam uma ligação iônica são apenas dois: a perda de elétrons por um átomo (de caráter metálico elevado) e o ganho desses elétrons por outro átomo (de caráter ametálico elevado).
Ligação iônica
b) A ligação covalente se faz por transferência de elétrons, e a ligação iônica, pelo compartilhamento de elétrons com spins opostos. c) A ligação covalente se faz por atração de cargas entre átomos, e a ligação iônica, por separação de cargas.
A ligação química serve para unir dois ou mais átomos de elementos iguais ou diferentes, que buscam perder, ganhar ou compartilhar elétrons para ficarem estáveis.
As ligações químicas são responsáveis pela formação de todos os compostos existentes no planeta, são elas que garantem a estabilidade e a maior diversificações de compostos, garantem o surgimento de novas propriedades, de novas aplicações...
Trata-se da energia envolvida na quebra ou formação de ligações entre átomos de uma molécula.
Verificado por especialistas. a ligação iônica tende a ser mais forte que a covalente, pois a diferença de eletronegatividade entre os átomos é maior, o que torna a substância mais estável.