Os antibióticos só devem ser utilizados quando recomendados pelo médico, no entanto, os mais comuns para tratar este tipo de infecção incluem:
No homem podemos, ainda, englobar as infecções associadas à próstata (prostatite) ou aos testículos (orquite e orqui-epididimite). A maioria das infecções do trato urinário responde a tratamento simples com antibióticos, hidratação e analgésicos/anti-inflamatórios e podem ser tratadas em casa.
Cultura de urina: a amostra de urina geralmente é submetida a uma análise no laboratório, onde irá cultivar a bactéria, para identificar o tipo e os antibióticos mais eficientes contra ela. É o melhor exame para identificar o tipo de infecção, mas leva cerca de 3 a 5 dias para ser concluído.
Os principais sintomas da infecção renal são:
O que causa infecção urinária Estas bactérias podem entrar pela uretra causando sintomas como dor no abdômen, ardência e urgência para urinar, e quando continuam subindo, chegado até a bexiga e os rins, surgem sintomas como febre ou calafrios, além de gotas de sangue na urina.
Quando a infecção urinária não é tratada corretamente, as bactérias podem subir para o rim e gerar várias complicações, como infecção generalizada, que pode levar a óbito.
O tratamento é realizado com o uso de antibióticos, que na maioria dos casos pode ser administrado por via oral. O uso de antibiótico parenteral deve ser realizado em casos de ITU complicadas ou quando antibióticos orais não são eficazes/disponíveis, normalmente com necessidade de internação hospitalar.
A cistite intersticial se confunde com as infecções urinárias causadas por bactérias (causa mais frequente de cistite), por acometer o sistema urinário inferior. Os principais sintomas se dão pela irritação ou inflamação da parede da bexiga, sendo a doença também chamada de Síndrome da Bexiga Dolorosa.