A sociedade complexa tem a ver com o conceito de solidariedade orgânica. Isto quer dizer que, nas sociedades modernas existe maior diferenciação entre indivíduos e instituições, já não existe uma homogeneidade nas crenças e valores sociais. ... Isto é, uma sociedade só existe com consenso dos membros que a constitui.
Dentro do processo histórico, a solidariedade mecânica se reduz. Isso abre espaço para uma nova forma de organização e coesão social com base na solidariedade orgânica, na qual a especialização do trabalho se intensifica e provoca o enfraquecimento da consciência coletiva.
Já a solidariedade orgânica é aquela que resulta de uma alta divisão social do trabalho (DST), na qual o grande número de especialistas faz com que haja uma interdependência social, ou seja, é a diferença entre os indivíduos que faz com que haja o vínculo social.
Solidariedade social refere-se ao facto de quem a pratica integrar uma comunidade em que cada indivíduo se assume como independente. ... Solidariedade é ainda uma designação própria da sociologia e de outras ciências sociais, tanto na filosofia como na bioética.
Para Durkheim, o trabalho é um fato social presente em todos os tipos de sociedade, ou seja, o trabalho é algo que se impõe a nós indivíduos, independente da nossa vontade. A divisão social do trabalho, para este autor, promove a coesão social e, por isso, deve ser preservada.
De acordo com um dos “pais” da Sociologia, Karl Marx: ... Para outra corrente sociológica, o trabalho corresponde a um processo de racionalização em que os homens se solidarizam entendendo a importância da divisão do trabalho como o meio mais eficaz de manutenção da vida e da prosperidade humana.
Divisão do trabalho corresponde à especialização de tarefas com funções específicas, com finalidade de dinamizar e otimizar a produção industrial. Esse processo produz eficiência e rapidez ao sistema produtivo.
A divisão do trabalho foi importante para aumentar a produtividade no contexto da Revolução Industrial, criando a linha de montagem e a racionalização da produção.
A divisão do trabalho apresenta diversos aspectos importantes, que contribuíram para o melhor aproveitamento do processo produtivo. ... Os pontos negativos são: o trabalhador executa a tarefa de maneira repetitiva; há uma maior valorização da máquina do que do homem; o processo produtivo é visto de uma forma simplista.
Os homens: Caçavam, Pescavam, Frabricavam objetos como: o arco, a frecha e o tacape e construíam as orcas e as canoas. As mulheres: Cuidavam das crianças, cozinhavam, colhiam fazia cestos entre outros. Os meninos: Aprendiam a caça e a pescar. As menina: Ajudavam no serviços de casa e na lavoura.
É importante ressaltar que a divisão do trabalho é um fenômeno que sempre existiu e que se torna inerente ao trabalho humano. III - O resultado da divisão do trabalho, questão considerável na produção de Marx, é o estado de alienação do proletariado, que também se reflete nas formas de dominação da burguesia.
A Divisão Internacional do Trabalho (DIT) é caracterizada pela especialização técnica na produção mundial de produtos. A DIT (Divisão Internacional do Trabalho) é a distribuição da produção econômico-industrial internacional.
Resposta. Tinham uma economia de subsistência, isto é, caçavam, coletavam e pescavam para sobreviver. Havia certa organização e divisão de trabalho entre homens e mulheres: estas eram responsáveispor atividades mais leves, como a coleta, e aqueles caçavam. os mais velhos exerciam a autoridade sobre os mais novos.