1 Agir ou trabalhar junto com outro ou outros para um fim comum; colaborar: “O confronto da escola com as outras instituições sociais, definindo o seu lugar na vida, criou uma nova política de educação, […] levando-a a cooperar com as outras instituições sociais” ( MLP ) .
Cooperar é a forma mais eficaz de se empreender. Historicamente, as pessoas cooperam porque percebem que os resultados obtidos coletivamente são melhores do que os que conseguiriam individualmente. Cada vez mais se torna necessário cooperar para competir em mercados acirrados, dominados pelas grandes empresas.
A Cooperação é um valor importante no convívio social e também é um talento natural. Ser cooperativo é estar atento ao que é preciso para ter sucesso, oferecendo seus conhecimentos e colocando seus talentos à serviço. É saber suprir necessidades na hora e local certos e depois de tudo feito, bater em retirada.
Taxas de juros reduzidas e rendimentos normalmente superiores aos de mercado são algumas das vantagens de se associar a uma cooperativa de crédito.
A cooperativa caracteriza-se por ser uma sociedade de pessoas, cujo objetivo é fortalecer seus cooperados para a obtenção, por parte destes, de vantagens econômicas, ao trabalharem conjuntamente, de maneira autônoma; vantagens estas superiores às que poderiam obter se trabalhassem sozinhos./span>
Os deveres dos cooperados são:
Assembleia Geral
Política de Desligamento
Solicito o meu desligamento do quadro social desta AABB por motivos de ordem particular. Declaro-me ciente que, eventual retorno à Associação num período inferior a 36 meses, terei que pagar taxa de religamento vigente que conforme artigo 7º do Regimento Interno equivale ao valor das mensalidades acumuladas no período.
Legislação e Gestão » Capital Social. O Capital Social é o somatório de todas as quotas-partes dos associados da cooperativa. A quota-parte é uma quantia em dinheiro que os associados depositam no momento em que entram na Cooperativa.
Não há um limite máximo ou mínimo de valor do capital social previsto pela legislação. Mas para atribuir direitos e obrigações a cada sócio, o valor do capital deve ser especificado no contrato. ... Deste modo, a responsabilidade de cada sócio é calculada conforme o número de quotas cada sócio detém./span>
Lembrando que o capital social é formado pelo valor integralizado e o valor à integralizar. O primeiro é o valor realmente investido pelo sócio na empresa, já o montante a integralizar é o valor que será investido pelos sócios futuramente./span>
O capital social será subdividido em quotas-partes e subscrição pode ser proporcional ao movimento de cada sócio. Para a formação do capital social poder-se-á estipular que o pagamento das quotas-partes seja realizado mediante prestações periódicas, independentemente de chamada, em moeda corrente nacional ou bens.
Resposta. Pode ser constituído em dinheiro, em bens, enfim, da maneira que os sócios preferirem, mas deve constar no Contrato/Estatuto Social./span>
Como aumentar o capital social de uma companhia?
O capital social de uma empresa pode ser aumentado por meio da subscrição de ações ou incorporação de reservas. A subscrição concede aos acionistas da empresa o direito de adquirir novas ações emitidas pela companhia./span>
Como alterar o valor do Capital Social Quando uma nova quantia em dinheiro é injetada, é preciso alterar o Contrato Social. No caso de aumento, além dessa alteração e a nova distribuição das cotas, é preciso pagar taxas à Junta Comercial e os valores correspondentes ao serviço do contador que auxilia a empresa.
Quando ele for considerado excessivo, a redução de capital social pode se dar de duas formas. Uma delas seria por meio da restituição aos sócios e acionistas de parte do valor das ações ou quotas. A outra pela diminuição do valor das quotas e dispensa das prestações ainda devidas.
A redução de capital social é uma prática empresarial que permite a devolução de parte desse capital aos seus sócios, diminuindo o seu valor total./span>