O construtivismo como método de ensino entende que o aluno deve ter centralidade no processo de aprendizagem. ... Desta forma, os alunos são impulsionados a interagir uns com os outros e são incentivados a terem as suas próprias experiências. As avaliações, de maneira geral, são diagnósticas.
A prática construtivista ressalta a importância da interação no processo de aprendizagem, colocando o sujeito aprendente em relevo, reconhecendo a reciprocidade entre os interagentes e destes com seu ambiente (COLL, 1996).
No processo construtivista, os interesses e as escolhas das crianças são levados em consideração e são vistos como aspectos positivos na aprendizagem. ... Com essa autonomia, eles optarão por assuntos e tarefas que despertam seu interesse, e o envolvimento na atividade será naturalmente maior.
A perspectiva construtivista considera o conhecimento como um processo em construção, o que levou à reconceituação do papel do aluno, do professor e da escola em relação à aprendizagem. ... tanto professor quanto aluno assumem novo papel e partem do mesmo ponto com relação ao conhecimento.
59 anos
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais. ... O estudo do processo de envelhecimento é chamado gerontologia, enquanto o estudo das doenças que afetam as pessoas idosas é chamado geriatria.
De acordo com o levantamento, metade dos idosos que residem no Brasil faz parte da classe média e usufrui de boas condições de vida. Outros levantamentos compilados por EXAME.com revelam que mais idosos estão aproveitando a velhice para voltar a estudar, investir em lazer ou voltar para o mercado de trabalho.